• Carregando...
Sede do STF, em Brasília
Sede do STF, em Brasília: partidos recorrem ao tribunal para flexibilizar uso de verbas.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quatro partidos do Centrão apresentaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana uma ação para flexibilizar o uso de recursos na campanha eleitoral. O objetivo é permitir que um partido possa financiar candidaturas de outros partidos para cargos no Legislativo, desde que estejam coligados para apoiar um candidato a governador. A ação é considerada estratégica para a formação de diferentes alianças nos estados. Entenda por quê.

Disputas no PT. Na reta final para as definições sobre as eleições de outubro, a relação entre o PT e seus aliados está longe de ser pacificada. Em diferentes estados há arestas a serem aparadas. Saiba quais são essas disputas.

Desencaixe no eleitorado. Pesquisas mostram um desencaixe entre as eleições para presidente e governador em pelo menos três estados do país: a maioria dos eleitores prefere o ex-presidente Lula, mas rejeita um governador de esquerda. Entenda o que explica isso.

Política, Economia e Mundo

Dinheiro das estatais. Considerado uma prévia da inflação, o IPCA-15 de julho registrou desaceleração em relação ao mês anterior. O Ministério da Economia solicitou a estatais que avaliem a possibilidade de antecipar o pagamento de novos dividendos ao governo. Saiba por quê.

Pedido de investigação. Senadores que integraram a CPI da Covid pediram ao STF que investigue a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo. O motivo é o pedido de arquivamento de ações contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, abertas a partir do relatório da comissão.

Giro pelo mundo. A grave crise econômica na Argentina levou agora à paralisação na venda de carros. O FMI alertou para os efeitos da desaceleração da China na economia global. E entenda o que está por trás da onda de referendos para mudar constituições pelo mundo.

Opinião da Gazeta

O preço do incentivo à gastança. Desde 2016, a União já pagou R$ 46,5 bilhões para honrar dívidas contraídas e não pagas por estados e municípios. Os dados estão em relatório do Tesouro Nacional divulgado no início desde mês – só no primeiro semestre deste ano, os pagamentos foram de R$ 4,6 bilhões. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O caos fiscal vivido por alguns estados e municípios – pois há, sim, bons exemplos Brasil afora – não foi criado pelo petismo, mas foi potencializado pela irresponsabilidade promovida a partir de 2007. No entanto, mesmo os governos posteriores não foram capazes de reverter o processo.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Alerta. Não há evidências para uso da cannabis contra doenças mentais, diz Associação de Psiquiatria

Felicidade e crenças políticas. Conservadorismo pode ser o remédio para um mundo cada vez mais infeliz

Comportamento. Vínculo familiar forte é chave para o adolescente aprender a lidar com medos e conquistas

Artigo. Dicionário enfrenta críticas por incluir identidade de gênero em definições de “fêmea” e “macho”

Colunas e artigos

A pouca eficácia dos antidepressivos. Um estudo recente examinou o efeito de antidepressivos e constatou que eles podem ter pouca ou nenhuma eficácia. Em artigo, Theodore Dalrymple diz por que essa conclusão não deveria nos surpreender.

Thaméa Danelon explica se a gravação do médico que estuprou uma paciente é ilícita juridicamente.

Paulo Uebel mostra que o Brasil precisa superar desvios que faziam do BNDES um Robin Hood às avessas.

Para inspirar

No topo do mundo aos 68 anos. Aos 68 anos de idade, Joel Kriger se tornou o brasileiro mais velho a alcançar o cume da montanha mais alta do mundo, o Monte Everest. Conheça um pouco da história dele, os detalhes da aventura e qual deve ser a próxima conquista.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]