
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Após 12 dias de muita tensão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um “cessar-fogo total” no conflito entre Israel e Irã. Segundo o líder norte-americano, com 24 horas de trégua completa o conflito será oficialmente encerrado, marcando o fim do que ele chamou de “Guerra dos 12 Dias”. Confira os detalhes do acordo.
Dê sua opinião. O cessar-fogo ocorre após o ataque dos EUA a instalações nucleares iranianas. Na sua opinião, o governo Trump acertou em realizar o ataque? Vote na nossa enquete.
Ameaça iraniana. Ainda pairam dúvidas sobre os efeitos e a duração do cessar-fogo, porém, uma coisa é certa: a ameaça do Irã não acaba. Saiba por quê.
Opinião da Gazeta
Os Estados Unidos entram na guerra para evitar um Irã nuclear. Após o ataque do fim de semana, o mais provável é que os EUA sigam auxiliando os israelenses e respondendo caso suas bases sofram danos. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Um Irã com armas nucleares é algo que o mundo precisa evitar a qualquer preço, e não há antiamericanismo ou antissionismo que seja capaz de negá-lo.
Política, Economia e Mundo
Lula e seu alinhamento com o Irã. A atitude do governo Lula em criticar os governos de Israel e EUA reflete um alinhamento ideológico histórico com o Irã. Entenda como isso enfraquece a política externa do Brasil.
STF mira candidatos da direita. O indiciamento do vereador Carlos Bolsonaro se soma a uma série de decisões judiciais que alimentam o receio de perseguição do STF contra candidatos da direita em 2026.
O “churrasqueiro” que afundou os Correios. Afundado na maior crise de sua história, os Correios têm como presidente Fabiano Silva dos Santos. Conheça a história do advogado conhecido como “churrasqueiro do Lula”.
O que mais você precisa saber hoje
Nova edição. “Gilmarpalooza”: Chega quer investigar influência de Gilmar Mendes em Portugal
Acordo político. Centrão deve ficar com o comando da CPMI do INSS; oposição teme esvaziamento
Alerta no agro. Fraude na soja causa prejuízo milionário e ameaça exportação
Aviação regional. Por que SC quer subsidiar companhia aérea para aumentar voos no estado
Colunas e artigos
Brasil legitima irresponsabilidade nuclear. Artigo de Marcos Degaut analisa a nota do Itamaraty sobre o ataque dos EUA ao Irã e mostra como o “equilíbrio” brasileiro legitima a irresponsabilidade nuclear.
J.R. Guzzo pergunta: se Lula não é antissemita, então o que é?
Paulo Briguet fala de Gilmar, um homem sem arrependimentos.
Para inspirar e alegrar
A “capital das esmeraldas”. Com apenas 4 mil habitantes, uma cidade brasileira vem atraindo atenção internacional pela produção de pedras preciosas. Conheça a “capital das esmeraldas”.




