• Carregando...
Maconha apreendida pelo Comando Militar da Amazônia na Rota do Solimões, em 24 de dezembro
Maconha apreendida pelo Comando Militar da Amazônia na Rota do Solimões, em 24 de dezembro| Foto: Comando Militar da Amazônia

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O Comando Vermelho, facção criminosa criada no Rio de Janeiro, expandiu suas atividades na região Norte do país. Além de operar o tráfico de drogas na Amazônia, a organização também atua no garimpo de ouro e na comercialização de madeira ilegal. Entenda como.

Uso político do 8/1. O governo Lula programa um "ato democrático" para o dia 8 de janeiro – uma forma de transformar a ideia de que os protestos trouxeram riscos reais para a democracia em capital eleitoral.

PIB. A queda na chamada formação bruta de capital fixo – que inclui despesas com construção civil, máquinas e equipamentos – deve impor limites ao crescimento brasileiro a médio e longo prazo. Leia mais sobre esse efeito.

Política, Economia e Mundo

Tensão com o Congresso. Vetos de Lula à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 adicionaram um novo elemento à crise institucional que se forma entre o governo e os parlamentares. Entenda os motivos.

Marco temporal. A lei que estabelece o marco temporal para demarcação de terras indígenas foi promulgada nesta terça (2). Em dezembro, o Congresso derrubou vetos de Lula ao texto.

Giro pelo mundo. A reitora da Universidade de Harvard renunciou após acusações de plágio e críticas sobre a forma como lidou com protestos anti-Israel. Em Cuba, uma nova lei prevê que pacientes graves possam solicitar eutanásia.

Opinião da Gazeta

O Brasil dos privilégios. Uma das reclamações comuns quando se trata da Justiça brasileira é sua lentidão e ineficiência. Mas em um aspecto ela é bastante eficiente: quando se trata de garantir ainda mais privilégios aos magistrados. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Juízes merecem uma remuneração condizente com a importância do serviço que prestam à sociedade, e têm o direito de pleitear tal remuneração. Mas não têm o direito de recorrer a subterfúgios e filigranas jurídicas para elevar de forma imoral os seus vencimentos.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Educação. Com PNE em pauta, oposição terá 2024 crucial contra ideologização do ensino

Previdência. INSS: o que muda nas regras de aposentadoria em 2024

Redes sociais. Pimenta culpa algoritmo das plataformas para justificar baixa audiência de lives de Lula

Beretta. Opção de forças especiais mundo afora, pistola italiana começa a ganhar espaço na polícia do Brasil

Colunas e artigos

Companheiros fritam Haddad. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi elogiado pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O PT, porém, divulgou uma resolução criticando o rumo da economia brasileira. O colunista Guilherme Macalossi comenta.

J.R. Guzzo fala sobre o primeiro ano do governo Lula.

Marcio Antonio Campos comenta a confusão gerada na Igreja pela "Fiducia supplicans".

Para inspirar e alegrar

Recorde em Foz do Iguaçu. A usina de Itaipu fechou 2023 com 82 milhões MWh gerados – o maior número dos últimos cinco anos. Em relação a 2022, o crescimento foi de 18%.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]