• Carregando...
Combustível sobe hoje (8): reajuste da gasolina ultrapassa 8% nas refinarias.
Combustível sobe hoje (9): reajuste da gasolina ultrapassa 8% nas refinarias.| Foto: Aniele Nascimento / Arquivo Gazeta do Povo

Para começar este resumo de notícias. A partir desta terça-feira (9), a Petrobras passa a aplicar um novo aumento em seus produtos. O combustível sobe hoje nas refinarias, com alta de 6,2% para o diesel e 8,2% para a gasolina, e já pode chegar às bombas dos postos. O gás de cozinha também terá aumento. Veja os novos preços e as justificativas da empresa.

Reação do mercado. Apesar do novo reajuste dos combustíveis, a estatal garante que os valores seguem alinhados ao dólar e ao mercado internacional. Mesmo assim, duas casas de investimentos rebaixaram a recomendação das ações da companhia. Para conter o preço do combustível, que sobe hoje, o ideal seria “baixar o dólar”, na opinião do presidente Jair Bolsonaro. O aumento do combustível foi tema de reunião com Paulo Guedes, ministro da Economia, e Bolsonaro garante que o governo não pensa em interferir na Petrobras.

Por falar no reajuste dos combustíveis, vale saber que os bancos estão insatisfeitos com uma mudança de regras para o registro de veículos financiados, que passaram a ser feitos diretamente pelos Detrans ou por empresas contratadas pelo órgão de trânsito, sem licitação. Segundo os bancos, isso aumentaria a burocracia, os custos e, possivelmente, a corrupção; entenda na reportagem de Giulia Fontes por que, na pior hipótese, os bancos podem deixar de financiar automóveis em alguns estados.

Utilidade pública

Prioridade da vacina. Pelo menos 45 grupos, como personal trainers e produtores rurais, querem prioridade na vacinação contra Covid-19, e enviaram pedidos ao Ministério da Saúde para “avançar na fila”. O Plano Nacional de Imunização (PNI) tem 27 grupos prioritários, que somam 77,2 milhões de pessoas. Inclusive, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, deu prazo de 5 dias para o governo justificar as prioridades. E por falar em vacinação, segundo ranking ligado à Universidade de Oxford, o Brasil é o quinto país que mais vacinou contra Covid-19 em números absolutos. Segundo o governo federal, mais de 3,7 milhões receberam as primeiras doses.

Mutações e vacinas. Novos estudos foram divulgados sobre a eficácia das atuais vacinas contra mutações do coronavírus identificadas pelo mundo. Um deles avalia que a vacina da Universidade de Oxford-AstraZeneca pode proteger menos contra a variante da África do Sul. Por outro lado, a vacina da Pfizer parece ser capaz de neutralizar as variantes britânica e sul-africana. Aproveite e leia ainda na reportagem de Amanda Milléo: a baixa imunidade de idosos pode interferir na eficácia das vacinas? Confira.

Atualização. Entre o domingo (7) e esta segunda (8), o Brasil registrou 23.439 novos casos de Covid-19, e 636 mortes pela doença, segundo o último boletim do Ministério da Saúde. No total, o país chegou a 9.548.079 diagnósticos confirmados, 232.170 óbitos, com 8.447.645 recuperados.

Política e economia

Maia no PSDB? O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, está fazendo as malas e deixando o DEM. O racha no partido foi escancarado durante as eleições para a presidência da Câmara e teve como um dos protagonistas o deputado federal ACM Neto, que se aproximou do presidente Jair Bolsonaro. A bancada democrata divulgou nota em que declara que a saída de Maia “ajudará a pacificar o Democratas”. O destino do parlamentar pode ser o PSDB do governador de São Paulo, João Doria, que já oficializou o convite para ele ingressar no partido.

Volta do auxílio emergencial. Em conversa com apoiadores nesta segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro admitiu que pode retomar o auxílio emergencial para grupos específicos. O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), também reconhece a possibilidade de o Congresso abrir uma “excepcionalização temporária” para garantir o benefício. Lira ainda prometeu para esta terça-feira (9) encaminhar a reforma administrativa para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), enquanto seu aliado, Luis Miranda (DEM-DF), diz ter uma proposta de reforma tributária sob medida para o ministro Paulo Guedes.

Giro pelo mundo. A África do Sul suspendeu a distribuição da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca depois que um estudo preliminar mostrou que o imunizante oferece proteção limitada contra casos leves e moderados da variante 501Y.V2 do novo coronavírus. No Reino Unido, o governo britânico vai investigar a atuação de ativistas da extrema-esquerda no país. No Equador, a população ainda aguarda para saber quem será o adversário de Andrés Arauz no segundo turno das eleições presidenciais.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Lacração. A prefeita de Bauru (interior de SP), Suellen Rossim, começou seu mandato sob aplausos da população e ataques do governador João Doria. Cristina Graeml conversou com a prefeita, que também se tornou alvo dos “lacradores”. Nos Estados Unidos, o ativista transgênero Scott Newgent explica em uma entrevista por que se opõe às políticas de gênero do presidente Joe Biden. O BBB 21 é assunto para a coluna de Madeleine Lacsko, que mostra como o reality show faz barulho estimulando o pior lado das pessoas.

Nossa visão

Auxílio sem orçamento. Governo e Congresso avaliam seguir com o auxílio emergencial, uma das ferramentas desenhadas para ajudar a mitigar os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19. O presidente Jair Bolsonaro usou o aumento dos preços da cesta básica para justificar a prorrogação. O ministro da Economia, Paulo Guedes, mais refratário, afirmou que ela pode ocorrer sob condições específicas, como o respeito ao ajuste fiscal. Os novos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já se mostraram favoráveis ao pagamento. Tema para nosso novo editorial: Sem Orçamento não há como discutir auxílio emergencial.

Por mais que a situação dos brasileiros mais vulneráveis esteja pedindo solução urgente, este é um caso clássico em que toda a atenção está na árvore e a floresta acabou ignorada. Falamos do Orçamento da União para 2021, que está bastante atrasado. O Congresso aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em meados de dezembro, mas ela apenas dá as diretrizes para o Orçamento propriamente dito; sem a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021, o máximo que o governo pode fazer é gastar mensalmente 1/12 do montante originalmente previsto.

Para inspirar

Animais, livros e crianças. É possível incentivar crianças a lerem mais ao mesmo tempo em que elas podem mostrar amor aos animais. Em uma interessante iniciativa, crianças estão sendo incentivados ao hábito da leitura dentro de um abrigo animal, onde elas podem ler para animais resgatados; confira esta história.

Tenha uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]