Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Tensão entre Índia e Paquistão

Começa o conclave para eleição do papa. Brasília tem ato pela anistia. BC encaminha nova alta nos juros

Capela Sistina, no Vaticano, onde cardeais se reúnem para eleger o próximo papa. (Foto: Simone Risoluti/Vatican Media/EFE)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Começa nesta quarta-feira (7), no Vaticano, o conclave que vai eleger o próximo papa. A primeira votação para escolha do sucessor de Francisco acontece no período da tarde, com a fumaça (preta ou branca) sendo liberada por volta das 14h. E você sabe como é feita a escolha do nome do papa? A gente explica.

Acordo com a China. Um dos favoritos para o papado é o italiano Pietro Parolin, responsável por costurar um controverso acordo do Vaticano com a China. Saiba que acordo é esse.

Política, Economia e Mundo

Ato pró-anistia. Está marcado para esta quarta, em Brasília, um ato pela anistia aos presos do 8 de janeiro, apoiado por Silas Malafaia e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Confira os detalhes.

Mais uma alta nos juros. Também nesta quarta, o Copom do Banco Central define a nova taxa de juros. E, ao que tudo indica, a Selic atingirá o maior patamar em 19 anos.

Giro pelo mundo. A Índia bombardeou o Paquistão e escalou a tensão entre os dois países. Na Alemanha, foi eleito o novo chanceler após um fracasso histórico.

Opinião da Gazeta

Os riscos de um novo Código Civil. Sem alarde, uma reforma sem precedentes do Código Civil brasileiro está em tramitação no Senado Federal. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Não é hora de refundar o Código Civil. Não houve demanda de advogados, professores ou da sociedade civil nem pressão institucional para uma reforma tão ampla como a pretendida por Pacheco.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Queiroz na mira. Seis por meia dúzia: as confusões do “novo” ministro de Lula em meio ao escândalo do INSS

Inquérito do golpe. Primeira Turma do STF torna réus mais 7 acusados por tentativa de golpe

Denúncia. STF manobra para evitar que Câmara suspenda ação contra Bolsonaro

Collor e asilo político. Lava Jato volta aos holofotes após tentativa de sepultar operação anticorrupção

Colunas e artigos

Movimento quer normalizar a pedofilia. Um movimento inquietante vem ganhando força ao tentar legitimar a atração sexual por crianças. Artigo de Christina Buttons fala dessa iniciativa abjeta.

Luciano Trigo pergunta: já se sentiu virtuoso hoje?

Luiz Philippe de Orleans e Bragança fala das eleições na Inglaterra: centrão e esquerda perderam, e muito.

Para inspirar e alegrar

Transformando neblina em água. Você já ouviu falar em coleta de neblina? Pois acredite: isso é possível e pode ajudar a mudar o cotidiano de regiões áridas. Entenda como funciona a técnica da água invisível.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros