• Carregando...
Ministro Sergio Moro falou com exclusividade com a Gazeta do Povo.
Sergio Moro defendeu a coleta de DNAs de condenados| Foto: Rodrigo Sierpinski/Gazeta do Povo

Bom dia!

Para começar. Como você sabe, os deputados federais aprovaram o pacote anticrime, com propostas do ministro da Justiça, Sergio Moro, e do ministro do STF Alexandre de Morais. Nesta quinta (5), nossa correspondente em Brasília Kelli Kadanus mostrou quais propostas dos ministros permaneceram e quais foram rejeitadas na Câmara.

Das 88 alterações propostas:

  • 32 foram aprovadas
  • 19 aprovadas com ressalvas
  • 8 aprovadas com alteração por acordo
  • 29 rejeitadas

Nossa opinião. Sobre esse tema, nosso editorial destaca que o resultado final não aproveitou devidamente a ampla experiência de Moro, especialmente no combate aos crimes de colarinho branco.

“O ministro conta com o bom senso dos senadores para reverter algumas derrotas, especialmente nos itens considerados mais importantes, mesmo que isso signifique devolver o texto aos deputados para uma nova rodada de votações”.

Reação. A correspondente Kelli Kadanus também mostrou como a Lava Jato reagiu às mudanças, incluindo a reclamação da retirada do plea bargain e da prisão em segunda instância.

Leia também: Ampliação do banco de DNAs de condenados ficou de fora do pacote anticrime. Por quê?

O mais importante de ontem no Brasil               

Nossa visão               

Nossa opinião. Nosso editorial é sobre a força bruta contra a democracia e a invasão do prédio da Assembleia Legislativa do Paraná por manifestantes. “Mais uma vez, a Ópera de Arame, em Curitiba, precisou ser isolada por um forte esquema de segurança para ser palco de uma sessão do Poder Legislativo – desta vez, da Assembleia Legislativa, que votou uma proposta de emenda à Constituição Estadual para reformar o sistema previdenciário dos servidores”.

"Nenhuma convicção, nem mesmo a mais nobre, justifica o recurso à força para interromper o funcionamento normal das instituições democráticas."

Índice de Democracia Local. Quando se trata de democracia, São Paulo está com nota vermelha. Em uma escala de 0 a 10 – que leva em conta aspectos como participação política, cultura democrática e funcionamento do governo local –, a cidade mais populosa do país tirou 5,67. O dado é do Índice de Democracia Local (IDL), lançado pelo Instituto Sivis. Veja os dados no gráfico, na reportagem de Giulia Fontes.

Mundo

Mercosul. Líderes dos países do Mercosul se reuniram no Rio Grande do Sul e assinaram uma série de acordos. Entre eles, um acordo de livre comércio do setor automotivo com o Paraguai e ações para facilitar a vida de quem vive na fronteira. Também teve uma boa notícia para turistas: o limite de compras na bagagem para quem viaja aos países vizinhos aumentou de US$ 500 para US$ 1000.

Ainda na América do Sul. Mais de 500 crianças e adolescentes venezuelanos cruzaram sozinhos a fronteira com o Brasil para escapar da extrema pobreza e de situações de abuso, revelou um relatório da Human Rights Watch. Muitas vezes as crianças encontram abrigos lotados e acabam vivendo nas ruas.

Para inspirar

Corrente do bem. “Está provado que ainda tem muita gente boa por aí!”, afirma o vendedor de ferro velho Verotides Jorge Teixeira. Com 54 anos, o mineiro já reformou quase 100 cadeiras de roda para pessoas de baixa renda. Clique aqui para ler a reportagem de Raquel Derevecki e saber como ajudar.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]