• Carregando...
coronavírus no brasil
Governo faz ações para combater a propagação do coronavírus no Brasil, inclusive utilizando aeronaves da FAB para levar insumos.| Foto: Marcos Poleto/FAB

Para começar. Dados atualizados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (30) apontam que o coronavírus no Brasil já infectou pelo menos 4.579 pessoas e provocou 159 mortes. São Paulo se mantém como o estado mais atingindo (veja os números por região). Mas outra dúvida surge: com os bloqueios determinados por municípios, existe risco de uma nova crise de desabastecimento por conta do coronavírus no Brasil? Editora de Economia, Giulia Fontes revela que bloqueios em estradas já levam empresas a temer por mercadorias.

Conteúdo aberto

De Brasília. O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, solicitou à população que siga as orientações dos estados para evitar o avanço do coronavírus em suas respectivas regiões. Em âmbito nacional, lares de idosos serão cadastrados para receber verba federal e distribuir cestas básicas para idosos cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Isolamento, protestos e auxílio. Com o avanço dos casos, autoridades como o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, voltaram a defender o isolamento como estratégia. E as manifestações de rua que pedem reabertura do comércio já estão proibidas em quatro estados. Já o Senado aprovou o auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais. Agora, só falta a sanção presidencial.

Pelo mundo. Na América Latina, a Argentina prorrogou a quarentena total até a Páscoa. Enquanto isso, na Europa, a Itália revelou que mais de 6 mil profissionais de saúde foram diagnosticados com a Covid-19. Já nos Estados Unidos, foi aprovado o uso limitado da cloroquina para tratamentos da doença.

Exclusivo para assinantes

Medidas. Já que estamos falando de exemplos de fora, a editora de Mundo Isabella Mayer revela as regras de distanciamento social que os EUA prorrogaram. Veja ainda a preocupante situação de um dos menores países da América do Sul.

Voltando para nossas fronteiras. a correspondente em Brasília Kelli Kadanus explica o que é estado de emergência e como ele ajuda os estados a combater o coronavírus. São medidas que importam, uma vez que o SUS já se prepara para enfrentar “três epidemias” ao mesmo tempo. E isso deve vir em um cenário de menor arrecadação. Afinal, segundo pesquisa, o coronavírus pode diminuir a arrecadação de impostos em 40%.

Fantasmas. Se você não aguenta mais ver pesquisas, números e tudo que a Covid-19 trouxe com ela, veja a doença sob outra perspectiva: Paulo Polzonoff escreve uma crônica sobre o coronavírus e o fantasma de um amigo. O mesmo autor questiona: quem será você depois que a pandemia passar?

Assombração política. E se você acha que é só no Brasil que o vírus provocou debate político, está enganado. R.J. Snell, editor do Public Discours, mostra que como o coronavírus revela uma doença política muito mais profunda. Outro que voltou a assombrar foi um ex-presidente. De Brasília, Lúcio Vaz levantou que o tour político de Lula pela Europa custou R$ 150 mil aos cofres públicos.

Minuto Coronavírus

Além do coronavírus no Brasil, o mais importante no país:

Nossa visão

O papel do técnico. Em editorial, a Gazeta do Povo explica o papel do “técnico” Bolsonaro contra o coronavírus. Confira um trecho:

Não se pode resumir o time apenas aos ministérios da Saúde e Economia. O caos causado pelo coronavírus pede também a atuação de outros ministérios. É preciso, por exemplo, manter a ordem nas ruas esvaziadas pelas políticas de isolamento; garantir que o Brasil continue produzindo alimentos para evitar desabastecimento; e prover a infraestrutura.

Para inspirar

Oportunidades no isolamento. Repórter da Equipe Sempre Família, Lorena Lafraia revela como aproveitar as oportunidades que surgem com o isolamento. Afinal, a maneira como encaramos este momento pode torná-lo benéfico tanto para nós quanto para nossos relacionamentos.

Tenha uma boa semana – de preferência, em casa, com sua família!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]