• Carregando...
Aziz, Randolfe e Renan: cúpula da CPI da Covid conseguiu aprovar relatório.
Aziz, Randolfe e Renan: cúpula da CPI da Covid conseguiu aprovar relatório.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Após discussões que tomaram praticamente toda a terça-feira (26), a CPI da Covid encerrou seus trabalhos com a aprovação do relatório final. Foram 7 votos favoráveis e 4 contrários ao texto, que sofreu alterações em relação à versão prévia apresentada na semana passada. Foram incluídos mais 12 indiciados, o que fechou um total de 80, entre eles o presidente Jair Bolsonaro, os ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Braga Netto (Defesa). A comissão aprovou ainda um requerimento que pede o banimento de Bolsonaro das redes sociais.

Fake news. Os trabalhos da CPI da Covid deram um novo fôlego para a CPMI das Fake News, que investiga a disseminação de notícias falsas e está paralisada desde março de 2020. A ideia é retomar os trabalhos aproveitando o que foi produzido pela outra comissão.

Próximos passos. A última sessão da CPI teve ainda a apresentação de dois relatórios alternativos, elaborados por senadores governistas. Saiba o que dizem esses textos, quem são os 80 indiciados e o que acontece com o relatório final.

Política, Economia e Utilidade pública

Julgamento no TSE. O ministro Luiz Felipe Salomão votou contra as ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pedem a cassação do mandato do presidente Jair Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão. Relator do processo, ele não viu gravidade para cassação.

Privatização da Petrobras. Após as declarações do presidente Jair Bolsonaro, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), confirmou que o governo está preparando um projeto de lei visando à privatização da Petrobras. Veja o que se sabe da proposta.

Pandemia não acabou. A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu pela manutenção do estado de emergência internacional por causa da Covid-19, alegando que a pandemia ainda está “longe do fim”. Na China, por exemplo, uma cidade de 4 milhões de habitantes foi confinada após um surto.

Giro pelo mundo. Um promotor entrou com recurso para que seja reaberto processo contra a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, por acobertar acusados por um atentado. Na Venezuela, hackers revelaram como a ditadura de Nicolás Maduro protege integrantes do grupo Hezbollah.

Nossa visão  

Mais uma estatal “no radar”. Quando as credenciais liberais do governo são novamente questionadas graças às manobras para contornar as regras fiscais com mudanças no teto de gastos e um calote nos precatórios, o presidente Jair Bolsonaro lança mão de outro balão de ensaio: a privatização da Petrobras. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

Qualquer privatização que chegue ao Congresso já enfrenta enormes resistências da esquerda estatizante e dos fisiológicos que usam a nomeação de apadrinhados para cargos nas estatais como moeda de troca por apoio político, e no caso da Petrobras a gritaria seria ainda maior. Veríamos a ressurreição da campanha “o petróleo é nosso”, que culminou na própria criação da Petrobras, em 1953.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Decisão do STF. O que está em jogo no pedido de extradição de Allan dos Santos

Filiação ao PSD. Inspirado em JK, Pacheco veste figurino de conciliador em estratégia para chegar ao Planalto

Liberdade de expressão. Juiz decide que jornalista não pode publicar vídeos no YouTube com dados que contrariem a OMS

Cultura do cancelamento. Netflix dá apoio a Chappelle, mas ainda rejeita os conservadores

Colunas e artigos

Crimes de opinião. Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, o general Augusto Heleno é o convidado de Leda Nagle no Gazeta Entrevista desta semana. Entre os assuntos abordados, a preservação das florestas e os chamados crimes de opinião. Assista ao programa.

Bruna Frascolla fala das diferenças entre a corrupção comum e a petista.

Thaméa Danelon explica o que é e o que faz o Ministério Público.

Para inspirar

Decoração de Halloween. Tradição nascida nos Estados Unidos e bastante popular por lá, o Halloween – ou Dia das Bruxas em bom português – vem ganhando cada vez mais entusiastas no Brasil. Se você é um deles, a Haus separou algumas sugestões bem divertidas para decoração. Confira! Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]