• Carregando...
Senador Omar Aziz (PSD-AM) deverá presidir a CPI da Covid.
Senador Omar Aziz (PSD-AM) deverá presidir a CPI da Covid.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Para começar este resumo de notícias. A CPI da Covid só começa a funcionar oficialmente na quinta-feira (22) ou na próxima semana. Mas nos bastidores, os trabalhos estão a todo vapor. Os senadores que integram a comissão já elaboraram um plano de trabalho preliminar que prevê ouvir pelo menos seis ministros ou ex-ministros do governo Jair Bolsonaro. Mas antes de começar os trabalhos de fato, os membros da comissão precisarão definir os cargos principais. Apesar de existir um acordo para que o senador Omar Aziz (PSD-AM) seja o presidente, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) anunciou que vai se apresentar como candidato.

Relatoria. O acordo também prevê que o relator da CPI seja o senador Renan Calheiros (MDB-AM). Mas a deputada federal governista Carla Zambelli (PSL-SP) ingressou com uma ação na Justiça para impedir que isso aconteça. Saiba o que argumenta a deputada.

Governadores. A Procuradoria Geral da República (PGR) encaminhou ofícios a todos os governadores questionando o uso de verbas no enfrentamento da pandemia. Já no plano de trabalho da CPI, nenhum governador é citado nominalmente. Veja quem está na lista preliminar.

Utilidade pública  

Gás em alta. Após um reajuste promovido pela Petrobras no início do mês, o gás de cozinha voltou a subir na semana passada. O preço médio do produto teve alta de 1,4%, chegando a R$ 85,26 o botijão de GLP 13 kg. Ao tomar posse como novo presidente da Petrobras nesta segunda-feira (19), o general Joaquim Silva e Luna disse que buscará reduzir a volatilidade dos preços dos combustíveis, mas sem desrespeitar o alinhamento com os preços internacionais.

Nova vacina. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou os testes clínicos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Sichuan Clover Biopharmaceuticals, sediada na China. Nos Estados Unidos, o governo anunciou que metade dos adultos do país já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina.

Atualização. O Brasil registrou nesta segunda-feira (19) 1.347 mortes por Covid-19 e 30.624 novos casos da doença, segundo o boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 13.973.695 diagnósticos positivos e 374.682 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 24.677.714 com a primeira dose e 8.912.805 com a segunda.

Política e economia

Orçamento 2021. O Congresso aprovou nesta segunda o projeto que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 e permite a abertura de crédito para programas de combate à pandemia.Com isso, programas de apoio a empresas poderão ser reativados. Governo e parlamentares negociam ainda a retirada de gastos com a Covid da meta fiscal, uma forma de resolver o impasse em torno do Orçamento 2021. Entenda a proposta.

Censo. Uma das consequências da lei orçamentária aprovada pelos parlamentares é a inviabilização do Censo Demográfico do IBGE. Mais do que a contagem do número de habitantes, o levantamento traz um panorama atualizado de indicadores sociais, que embasam políticas públicas e distribuição de recursos. Célio Yano detalha as consequências da suspensão do Censo para o país.

Giro pelo mundo. Pela primeira vez na história, uma aeronave motorizada realizou um voo controlado em outro planeta. Foi o Ingenuity, pequeno helicóptero da Nasa enviado à Marte com a sonda Perserverance. Na Alemanha, o Partido Verde anunciou o nome para concorrer à sucessão de Angela Merkel. Saiba quem é. Na Argentina, o governo segue adotando medidas para controle de preços e exportação. Isabella Mayer de Moura explica por quê.

O que mais você precisa saber hoje

Congresso. O que está em discussão na reforma eleitoral proposta pela Câmara?

Inteligência. Governo monitora mobilização de policiais e possíveis casos de insubordinação

Documento. ONG critica “vácuo” do MEC na pandemia e lista propostas para melhorar a educação

Eleições. Planos econômicos, atritos históricos e rachas internos: as divergências do centro para 2022

Colunas e artigos

Imunização nas empresas. O empresário Carlos Wizard é um dos principais defensores da aquisição de vacinas contra a Covid-19 pela iniciativa privada. Cristina Graeml conversou com ele, que conta como está a ideia de oferecer imunização nas empresas. Madeleine Lacsko comenta a proposta da União Europeia de criminalizar “discurso de ódio”. Em artigo, Richard Morrison mostra como o progressismo tomou conta das empresas norte-americanas.

Nossa visão  

Teto de gastos. A não ser que um surto coletivo de responsabilidade atinja Executivo e Legislativo de maneira fulminante, o Orçamento de 2021 já tem um grande derrotado antes mesmo do desfecho das articulações sobre sua sanção ou veto: o teto de gastos, instituído em 2016 e talvez a melhor ferramenta de gestão do gasto público desde a Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada em 2000. Tema para o nosso novo editorial: O teto desmoralizado.

Governantes e parlamentares adeptos do terraplanismo orçamentário da geração espontânea de dinheiro público, assim, já sabem o que fazer para não serem obrigados a se submeter aos inconvenientes do teto de gastos: de edícula em edícula, construir um verdadeiro condomínio de gastos “fora do teto”. O teto fica formalmente mantido, mas torna-se irrelevante diante de manobras que conferem legalidade à gastança.

Para inspirar

Crises necessárias. Relacionamentos perfeitos não existem e casamento sem crise é ilusão. São justamente esses momentos de conflito que permitem ajustes na relação e fazem com que o casal evolua, como mostra Rossana Bittencourt, do Sempre Família. Confira! Um bom dia e uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]