i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Constrangidos

CPI da Lava Jato inova e cria o Constrangimento Parlamentar de Inquérito

  • PorGiorgio Dal Molin, com colaboração
  • 17/09/2019 07:00
Cpi da Lava Jato: Deputados. Charge do Paixão.
| Foto: Charge do Paixão

Corre no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso do doleiro Paulo Roberto Krug, condenado pelo então juiz federal Sergio Moro. Pede-se a nulidade do processo “diante do claro e inequívoco impedimento” de Moro. Parece recente? Nada disso: o caso é antigo, de 2003. Será decidido até quinta-feira (19). E pode ser um prelúdio do que vem pela frente. De Brasília, Kelli Kadanus mostra sete julgamentos decisivos para Moro e a Lava Jato na pauta do STF.

E como pressão pouca é bobagem, tem deputado querendo colocar a cabeça na terra de vergonha por ter assinado a CPI da Lava Jato (veja quem assinou). Falaram até que não sabiam o que assinavam, que foram enganados. Já são nove deputados que pedem a retirada de seus nomes. Mas agora é tarde e a última esperança de Moro e Deltan Dallagnol para evitar o Constrangimento Parlamentar de Inquérito (CPI) chama-se Rodrigo Maia. A CPI, inclusive, é tema do Editorial da Gazeta do Povo:

"Se a CPI for instalada, estará atropelando a Constituição Federal e consagrando um vale-tudo político"

A CPI virou trending topics no Twitter, assim como a CPI do Lava Toga (com a hashtag #LavaTogaSim) e a Capitu. Sim, isso mesmo. Ainda bem que a gente tem o Paulo Polzonoff para explicar como um personagem de Machado de Assis foi parar no Twitter. E já que estamos falando de literatura, indico para você um pouco de história: saiba como o capitão Sérgio Macaco evitou que a ditadura matasse 100 mil pessoas.

Economia

Cautela. Esse é o posicionamento da Petrobras em relação a um aumento dos combustíveis devido à alta do petróleo causada pelo ataque de drones a instalações petrolíferas sauditas. Analistas também sinalizam que uma eventual alta poderia gerar atritos com os caminhoneiros. O que é certo que uma crise nos preços do petróleo não poderia vir no pior momento do crescimento da economia mundial. E também coloca um ponto de interrogação nos planos da Saudi Aramco, a petrolífera atingida, em realizar o maior IPO da história, estimado em US$ 2 trilhões.

Se a cautela domina o mundo do petróleo, as expectativas são favoráveis para o comércio. A combinação de juros baixos, inflação controlada e mais crédito contribuem para o comércio deslanchar, especialmente no último trimestre do ano, no qual estão concentradas três importantes datas: Dia das Crianças, Black Friday e Natal. E por falar em comércio, as ações das varejistas brasileiras foram abaladas pela chegada do Amazon Prime – um serviço que combina frete grátis com serviços de streaming. Veja os motivos.

Mundo

Na Venezuela, o líder opositor Juan Guaidó confirmou que Maduro abandonou as negociações que estavam sendo mediadas pela Noruega. Enquanto isso, o regime chavista anunciou a formação de uma mesa de negociação paralela com quatro partidos de oposição minoritários, sem a presença de Guaidó e aliados.

O grupo anunciou que deputados chavistas voltarão para a Assembleia Nacional, o parlamento liderado por Guaidó de maioria opositora, para organizar novas eleições legislativas. Partidos de oposição rechaçaram o acordo. Também na segunda-feira, grupos armados pró-Maduro fizeram disparos para dispersar uma manifestação de professores em Caracas.

Por hoje é só. Tenha um ótimo dia!

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • H

    HERMES CARLOS BOLLMANN

    ± 0 minutos

    Quem quer APOSTAR COMIGO> Isso é OBRA DO ""CARA DE PUM"" Ele vai arquivar ESSA CPI> Mas Primeiro Vai querer "" NEGOCIAR"", a não investigação sua> ESSE RODRIGO MAIA É UM CAFAGESTE> Está de tudo jeito querendo que MORO, FACHIM, BOLSONARO< liguem pra Ele> Olha arquiva isso aí que nós arquivamos a denuncia CONTRA VOCÊ E SEU PAI: daquela Verba Caixa 2 que você pegou da ODEBRESCHT> Esse Presidente do CONGRESSO É SIM UM SEM VERGONHA" - CARA DE PAU>

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 1 horas

    E os filhos do Bolsonaro, com o aval do pai lógico e evidente, atacam todos que assinam o requerimento da CPI da Lava Toga. Segue o ACORDÃO, cujo objetivo é acabar com todas as investigações que estavam chegando ao topo da pirâmide da corrupção em Brasília.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.