• Carregando...
Roberto Dias deixa a CPI da Covid após ter prisão decretada.
Roberto Dias deixa a CPI da Covid após ter prisão decretada.| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Para começar este resumo de notícias. Pela primeira vez desde o início dos trabalhos, a CPI da Covid determinou a prisão de um depoente. Foi o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, que prestou depoimento à comissão sobre as denúncias de cobrança de propina em negociações para compra de vacinas. O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), foi quem determinou a prisão de Dias, sob o argumento de que ele teria mentido durante o depoimento. “Não aceito que a CPI vire chacota”, disse o senador após determinar a detenção. No entanto, Roberto Dias pagou fiança de R$ 1,1 mil e foi liberado no final da noite.

Negativas. Antes de ter a prisão decretada, Roberto Dias negou que tenha tentado cobrar propina. Ele disse que o encontro com Luiz Dominguetti, representante da Davati, se deu por acaso e que não competia a ele negociar a compra de vacinas com fornecedores privados.

Prisão contestada. A iniciativa de mandar prender Roberto Dias foi contestada não apenas por senadores governistas, mas também por membros da oposição. Olavo Soares detalha a repercussão do episódio e os possíveis desdobramentos.

Utilidade pública

Mudanças no Simples. Depois da reforma do Imposto de Renda, em análise no Congresso, o governo federal pretende rever as regras do Simples e do Microempreendedor Individual (MEI), dois regimes de tributação simplificada. De acordo com o secretário da Receita, José Tostes, é preciso fazer a revisão de “distorções”.

Vacinas nacionais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação da vacina Butanvac – imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan – em voluntários que farão parte dos testes clínicos. Além da Butanvac, outras duas vacinas nacionais são consideradas as mais promissoras. Veja em que estágio elas estão.

Atualização. O Brasil registrou mais 1.648 mortes por Covid-19 e 54.022 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 19.909.037 diagnósticos positivos e 528.540 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 81.050.298 com a primeira dose e 28.903.444 com a segunda.

Política e economia

Manifestações contra Bolsonaro. Representantes de partidos de centro e centro-direita, e da chamada direita não-bolsonarista se reúnem nesta quinta-feira (8) para definir data e locais de manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é realizar protestos sem a participação de movimentos de esquerda, como explica Wesley Oliveira.

Voto impresso. A comissão especial da Câmara dos Deputados pode votar nesta quinta a proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o voto impresso auditável. O relator da PEC, deputado Filipe Barros, diz que o parecer prevê a possibilidade de adotar futuramente tecnologias mais avançadas. Saiba quais e as respectivas implicações.

Giro pelo mundo. Foi assassinado a tiros, na madrugada de quarta (7), o presidente do Haiti, Jovenel Moïse. Seu governo foi marcado por protestos, acusações de corrupção e uma crise na segurança. Com a morte, a sucessão no governo é incerta. E, após causar uma crise internacional e ficar meses retido no Canal de Suez, o navio Ever Given voltou a navegar.

O que mais você precisa saber hoje

Transporte. Alta do diesel mantém caminhoneiros inquietos. Qual é o risco de uma nova greve da categoria

Novas regras. Eleições na OAB preveem cotas para negros por 30 anos e chapas com 50% de mulheres

Servidores públicos. Proteção a categorias e risco de corrupção: os pontos fracos da reforma administrativa

História. Quem eram os “fósforos”, que ganhavam dinheiro para fraudar eleições no Brasil Império

Colunas e artigos

Cloroquina em Manaus. Uma investigação revelou novas informações sobre o estudo com cloroquina em Manaus que terminou com a morte de pacientes. Cristina Graeml conversou com o jornalista David Ágape sobre o caso. Bruna Frascolla revela que, na Europa, artistas estão cantando e dançando contra o lockdown. E por que vivemos uma escassez de amizades? A resposta no artigo do pesquisador Daniel Cox.

Nossa visão  

Atração de investimentos. Neste início de recuperação econômica após o tombo causado pela pandemia de Covid-19, ministros garantem que o Brasil tem tudo para decolar. Mas o país está no caminho certo para que essas expectativas se confirmem? Tema para o nosso editorial: A atração de investimentos e a tarefa feita pela metade.

Ao contrário do que pretende a esquerda estatista, o grande motor da economia é o investimento privado, não o gasto público. Estimular este investimento exige fomentar a competição, remover empecilhos aos negócios, reduzir a burocracia, aumentar a liberdade econômica, melhorar a infraestrutura, garantir segurança jurídica e aumentar a confiança do investidor na saúde fiscal do país, com um Estado eficiente, não inchado e gastador.

Para inspirar

Fábrica de chocolate. Nesta quarta, 7 de julho, foi comemorado o Dia Mundial do Chocolate. Para celebrar a data, o Bom Gourmet foi conhecer uma verdadeira fábrica de chocolates e mostra como é produzido um dos alimentos mais saboreados do mundo. Confira! Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]