• Carregando...
O ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel.
O ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Para começar este resumo de notícias. Wilson Witzel pode ser o primeiro ex-governador a prestar depoimento na CPI da Covid nesta quarta-feira (16). A presença do ex-governador do Rio de Janeiro não é garantida porque uma decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu a ele o direito de não comparecer. O vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), diz que a oitiva será uma oportunidade para que Witzel se explique sobre a “perseguição política” que diz sofrer. Ele sofreu um processo de impeachment após ser acusado de envolvimento em um esquema de corrupção na saúde.

Amazonas. Nesta quinta (15), quem prestou depoimento foi o ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcelus Campêlo, que contradisse o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello sobre a falta de oxigênio no estado.

Convocações. Além do depoimento de Witzel, a sessão da CPI terá a análise de requerimentos para convocação de novos depoentes e quebra do sigilo de pessoas citadas durante os trabalhos. Olavo Soares detalha esses pedidos.

Utilidade pública  

Conta de luz. Prepare-se: a conta de luz deve ficar (ainda) mais alta em breve. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prepara ainda para junho uma revisão das bandeiras tarifárias, que pode resultar em um reajuste de até 20% na bandeira vermelha 2. Cristina Seciuk explica como isso deve afetar o consumidor.

Mais uma vacina. O Brasil pode receber em breve mais uma vacina contra a Covid-19, produzida pela farmacêutica norte-americana Moderna. Conheça mais sobre o imunizante. A Câmara dos Deputados aprovou projeto que autoriza a produção de vacinas por laboratórios veterinários. E o presidente Jair Bolsonaro promete vetar a proposta que institui no país o “passaporte da vacina”.

Atualização. O Brasil registrou mais 2.468 mortes por Covid-19 e 80.609 novos casos da doença, segundo boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 17.533.221 diagnósticos positivos e 490.696 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 56.479.200 com a primeira dose e 23.789.007 com a segunda.

Política e economia

Privatização da Eletrobras. O plenário do Senado vota nesta quarta a medida provisória (MP) 1.031, que autoriza o governo federal a privatizar a Eletrobras. O texto deve manter os chamados “jabutis” – expressão usada quando há inserção de assunto alheio ao tema central da proposta. Isabelle Barone conta quais as perspectivas para a votação.

Eleições 2022. A menos de 16 meses das eleições presidenciais, as articulações vão se intensificando. Partidos de centro se reúnem nesta quarta a fim de discutir nomes para a disputa. João Doria garantiu que pretende ser candidato à presidência. E a possível ida de Jair Bolsonaro para o Patriota deve provocar a debandada do grupo de direita que rompeu com o presidente.

Giro pelo mundo. Uma usina nuclear na China está sob vigilância após apresentar risco de vazamento radiológico. Na Nicarágua, o governo exigiu a “não interferência” de outros países após a prisão de 13 políticos de oposição. Israel lançou ataques aéreos em Gaza em resposta ao lançamento de balões incendiários.

O que mais você precisa saber hoje

Gastos públicos. Quantas vacinas daria para comprar com o dinheiro desviado pelos principais casos de corrupção do Brasil?

Judiciário. Efeito cascata: STJ segue o Supremo e também anula condenações da Lava Jato

Burocracia. Tempo que empresas gastam com impostos no Brasil é o maior do mundo, diz Banco Mundial

Futebol. Clubes da Série A decidem criar liga para organizar o Brasileirão

Colunas e artigos

Atos antidemocráticos. Após mais de um ano, a Procuradoria Geral da República pediu o arquivamento do inquérito dos atos antidemocráticos. Em sua coluna, Thaméa Danelon explica por quê. Filipe Figueiredo analisa algumas eleições europeias e mostra os ganhos e perdas da direita. André Barcinski relembra o encontro de dois gênios, um da literatura e outro dos ringues.

Nossa visão  

Improbidade administrativa. Autoridades e entidades da sociedade civil organizada empenhadas no combate à corrupção estão em alerta graças a um projeto que tramita na Câmara dos Deputados e pretende alterar a Lei de Improbidade Administrativa. Não apenas pelo que o projeto propõe, mas pela tramitação apressada que se quer imprimir ao texto. Tema para o nosso editorial: Mudanças apressadas e temerárias na Lei de Improbidade Administrativa.

O mais recente substitutivo cujo teor é conhecido traz mudanças que não têm relação alguma com o desengessamento da vida dos gestores. Elas tornarão muito mais difícil responsabilizar e punir um ocupante de cargo público por improbidade administrativa. Entre as mudanças que Zarattini pretendia fazer na lei está a necessidade de se comprovar a intenção explícita do gestor – ou seja, o ato ilegal, se cometido sem a intenção de se beneficiar, já não ensejaria responsabilização, nem mesmo em casos de negligência ou de erro grosseiro.

Para inspirar

10 fatos sobre “1984”. O romance “1984”, de George Orwell, é considerado uma das principais referências da literatura distópica e nos últimos anos voltou a ganhar popularidade. Aqui estão 10 fatos que talvez você desconheça sobre a obra. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]