• Carregando...
Senadores Randolfe Rodrigues e Omar Aziz na CPI da Covid.
Senadores Randolfe Rodrigues e Omar Aziz na CPI da Covid.| Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Para começar este resumo de notícias. Os senadores que comandam a CPI da Covid enviaram ao presidente Jair Bolsonaro uma carta na qual pedem que ele confirme ou desminta as acusações feitas pelo deputado Luís Miranda (DEM-DF). O parlamentar disse à comissão ter tomado conhecimento de um esquema de corrupção envolvendo a compra de vacinas pelo Ministério da Saúde e que levou a denúncia diretamente a Bolsonaro. O presidente, por sua vez, teria responsabilizado seu líder na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR). Em transmissão nas redes sociais, Bolsonaro adiantou que não vai responder à CPI.

Politização da vacina. Nesta quinta-feira (8), a CPI ouviu a ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fantinato. Ela afirmou que deixou o cargo por ter identificado um cenário de “politização” da vacina e criticou a postura de Bolsonaro.

Militares x CPI. As declarações do presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), envolvendo as Forças Armadas continuam repercutindo. Rodolfo Costa procurou militares e mostra o que está por trás da insatisfação com as palavras do senador.

Nossa visão  

Prisão na CPI. Para que ficasse completo o espetáculo de uma CPI que tem à frente pessoas sem estofo moral para conduzir uma investigação digna do nome, e que já tirou suas conclusões antes mesmo de apurar os fatos, só faltava uma prisão em flagrante, ao vivo, para que todo o país pudesse presenciar o momento. Pois nem isto mais falta, desde que o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), deu voz de prisão ao ex-diretor do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias na sessão de quarta-feira, dia 7. Tema para o nosso editorial: Prisão e teatro na CPI.

Por fim, Aziz chegou a dizer que Ferreira Dias estava preso “por perjúrio”, crime inexistente no Código Penal brasileiro, que pune apenas o falso testemunho, descrito no artigo 342; o deslize, é verdade, não chega a surpreender, apenas mantendo a tradição inaugurada por outro membro da CPI, Otto Alencar (PSD-BA), que errou até a taxonomia do coronavírus na tentativa de constranger a médica Nise Yamaguchi.

Utilidade pública

Covid e genética. Desde o início da pandemia, pesquisadores de várias partes do mundo buscaram entender quais pessoas desenvolvem formas leves e quais têm quadros mais graves da Covid-19, a partir de fatores genéticos. Pesquisadores estão mais perto da resposta, como indica um estudo cujos resultados foram publicados nesta quinta.

Problemas pós-vacinas. As vacinas contra a Covid-19 que usam a tecnologia RNA mensageiro, como as da Pfizer e da Moderna, possivelmente estão associadas ao surgimento de inflamações cardíacas. Isso, no entanto, não deve gerar muita preocupação entre os vacinados, como explica Amanda Milléo.

Atualização. O Brasil registrou mais 1.639 mortes por Covid-19 e 53.725 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 18.962.762 diagnósticos positivos e 530.179 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 81.987.988 com a primeira dose e 29.493.917 com a segunda.

Política e economia

Voto impresso. Mais uma vez, a comissão especial da Câmara dos Deputados adiou a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o voto impresso auditável. Outras mudanças no sistema eleitoral estão sendo analisadas no Congresso. Saiba quais são elas. O presidente Jair Bolsonaro afirmou: “ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições”.

Brasil Competitivo. Com o objetivo de combater o chamado “custo Brasil”, que dificulta a competição do país no cenário internacional, um grupo de parlamentares lançou na semana passada a Frente Parlamentar Mista Pelo Brasil Competitivo. Célio Yano explica qual o objetivo do grupo, que defende mudanças nas reformas do governo.

Giro pelo mundo. Após o assassinato do presidente Jovenel Moïse, o primeiro-ministro do Haiti, Claude Joseph, tenta acalmar o país. Na Venezuela, o presidente Nicolás Maduro renovou a cúpula militar, mas manteve o atual chefe da Defesa. O governo do Uruguai comunicou o Mercosul que irá buscar acordos comerciais fora do bloco.

O que mais você precisa saber hoje

Estudo. Como a China tem construído uma narrativa de que os EUA estão em declínio

Representação no MP. Grupo tenta reverter condenação de segurança que impediu travesti de usar banheiro feminino

Manifestações. MBL e Vem Pra Rua convocam atos contra Bolsonaro para 12 de setembro

Esporte. Olimpíada de Tóquio será disputada sem público nas arquibancadas

Colunas e artigos

YouTube tóxico. Um estudo realizado pela Mozilla Foundation mostra que o YouTube brasileiro é o mais tóxico do mundo. Madeleine Lacsko explica por quê. O podcast Quarentena Cult comenta “Dor e Glória”, filme autobiográfico do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Ainda no terreno cinematográfico, Kyle Smith diz por que “Viúva Negra” é candidato a pior filme da Marvel.

Para inspirar

Vencendo a Covid. Aos 86 anos, Genauro Matozo Ribeiro se preparava para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 quando recebeu a notícia de que estava infectado pelo vírus. Com dois tumores no pulmão, superou a Covid sem medo. Rossana Bittencourt, do Sempre Família, conta essa história. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]