Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Juiz admite conduta imprópria

CPMI aprova relatório governista. Brasil tem proposta rejeitada na ONU. Novos impostos a caminho

CPMI 8 de janeiro
Relatora da CPMI pediu indiciamento de Bolsonaro, militares e políticos ligados ao ex-presidente, mas isentou governistas (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Com os votos favoráveis de 20 dos 32 membros, a CPMI do 8 de janeiro aprovou o relatório final apresentado pela senadora Eliziane Gama. O texto pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e 22 militares de diversas patentes que atuaram no governo anterior. Veja como foi a sessão que debateu o relatório.

Oposição se contrapõe. Em contraposição ao texto oficial, a oposição apresentou voto em separado, citando sete pontos ignorados no relatório.

Inconsistências no indiciamento. Juristas ouvidos pela Gazeta apontam inconsistências no pedido da CPMI para indiciar Bolsonaro. Saiba o que eles dizem.

Política, Economia e Mundo

Guerra no Oriente Médio. O Conselho de Segurança da ONU vetou a proposta do Brasil sobre o conflito entre Israel e Hamas. Entenda o que é a Jihad Islâmica Palestina, acusada de bombardear um hospital.

Mais e mais impostos. Para desonerar a folha de todos os setores, parlamentares estão propondo uma “nova CPMF”. Previsto na reforma tributária, um novo imposto pode sobretaxar itens como bicicletas e celulares.

Juiz admite conduta imprópria. O juiz Eduardo Appio, que analisou processos da Lava Jato, admitiu ter mantido conduta imprópria. O Podemos apresentou à Justiça Eleitoral gastos de quase R$ 2 milhões na pré-campanha de Sergio Moro.

Opinião da Gazeta

Impasse na ONU. Passada uma semana e meia, o Conselho de Segurança da ONU ainda não chegou a um acordo sobre os termos de uma resolução sobre a guerra. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Como o único obstáculo à aprovação de uma resolução está em objeções pontuais apresentadas por um único membro permanente do CS, melhorar os textos apresentados até agora para se chegar a um texto aceitável para todos não deveria ser tarefa impossível.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Guerra cultural. ‘O Som da Liberdade’, ‘Os Escolhidos’, boicote ao Bis: a direita adere ao ativismo de consumo

“Reposicionamento”. Ministério dos Povos Indígenas gastou R$ 720 mil em viagens internacionais para promover governo

Importação de peixe. Acordo bilateral entre Governo Lula e Vietnã vira pesadelo para indústria da pesca e agropecuária

Eleições de 2024. Boulos anuncia Drauzio Varella na equipe da pré-campanha em São Paulo mas é desmentido

Colunas e artigos

Inclusão, mas não para os judeus. Universidades americanas têm investido cada vez mais em “diversidade, equidade e inclusão”. Mas, como mostra artigo de Adam Novak, alunos judeus não fazem parte dessa inclusão.

Marcel van Hattem fala da nova realidade brasileira: bandidos protegidos, mocinhos perseguidos.

Paulo Cruz pergunta: como assim, defender terroristas?

Para inspirar e alegrar

O melhor hotel da América do Sul. O melhor hotel da América do Sul está no Brasil, mais precisamente em Foz do Iguaçu. Conheça todos os detalhes do local, que está completando 65 anos.

Tenha um ótimo dia!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.