• Carregando...
CPMI 8 de janeiro
Relatora da CPMI pediu indiciamento de Bolsonaro, militares e políticos ligados ao ex-presidente, mas isentou governistas| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Com os votos favoráveis de 20 dos 32 membros, a CPMI do 8 de janeiro aprovou o relatório final apresentado pela senadora Eliziane Gama. O texto pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e 22 militares de diversas patentes que atuaram no governo anterior. Veja como foi a sessão que debateu o relatório.

Oposição se contrapõe. Em contraposição ao texto oficial, a oposição apresentou voto em separado, citando sete pontos ignorados no relatório.

Inconsistências no indiciamento. Juristas ouvidos pela Gazeta apontam inconsistências no pedido da CPMI para indiciar Bolsonaro. Saiba o que eles dizem.

Política, Economia e Mundo

Guerra no Oriente Médio. O Conselho de Segurança da ONU vetou a proposta do Brasil sobre o conflito entre Israel e Hamas. Entenda o que é a Jihad Islâmica Palestina, acusada de bombardear um hospital.

Mais e mais impostos. Para desonerar a folha de todos os setores, parlamentares estão propondo uma “nova CPMF”. Previsto na reforma tributária, um novo imposto pode sobretaxar itens como bicicletas e celulares.

Juiz admite conduta imprópria. O juiz Eduardo Appio, que analisou processos da Lava Jato, admitiu ter mantido conduta imprópria. O Podemos apresentou à Justiça Eleitoral gastos de quase R$ 2 milhões na pré-campanha de Sergio Moro.

Opinião da Gazeta

Impasse na ONU. Passada uma semana e meia, o Conselho de Segurança da ONU ainda não chegou a um acordo sobre os termos de uma resolução sobre a guerra. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Como o único obstáculo à aprovação de uma resolução está em objeções pontuais apresentadas por um único membro permanente do CS, melhorar os textos apresentados até agora para se chegar a um texto aceitável para todos não deveria ser tarefa impossível.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Guerra cultural. ‘O Som da Liberdade’, ‘Os Escolhidos’, boicote ao Bis: a direita adere ao ativismo de consumo

“Reposicionamento”. Ministério dos Povos Indígenas gastou R$ 720 mil em viagens internacionais para promover governo

Importação de peixe. Acordo bilateral entre Governo Lula e Vietnã vira pesadelo para indústria da pesca e agropecuária

Eleições de 2024. Boulos anuncia Drauzio Varella na equipe da pré-campanha em São Paulo mas é desmentido

Colunas e artigos

Inclusão, mas não para os judeus. Universidades americanas têm investido cada vez mais em “diversidade, equidade e inclusão”. Mas, como mostra artigo de Adam Novak, alunos judeus não fazem parte dessa inclusão.

Marcel van Hattem fala da nova realidade brasileira: bandidos protegidos, mocinhos perseguidos.

Paulo Cruz pergunta: como assim, defender terroristas?

Para inspirar e alegrar

O melhor hotel da América do Sul. O melhor hotel da América do Sul está no Brasil, mais precisamente em Foz do Iguaçu. Conheça todos os detalhes do local, que está completando 65 anos.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]