• Carregando...
STF e TSE vão evitar reações duras após novos atritos com o governo.
STF e TSE vão evitar reações duras após novos atritos com o governo.| Foto: Dorivan Marinho

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (25) que o decreto que concedeu perdão ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), “é constitucional e será cumprido”. Bolsonaro disse ainda que pode descumprir uma eventual decisão do STF sobre o novo marco temporal. Entre aliados, a decisão de perdoar Silveira foi vista como positiva e podendo surtir efeitos como estratégia eleitoral.

TSE acata sugestões. Em meio a uma nova crise, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou um documento que reúne medidas sugeridas por diversas instituições, entre elas as Forças Armadas, para aprimorar o processo eleitoral. Saiba que medidas são essas.

Trégua entre poderes. Após o indulto de Bolsonaro a Silveira e a resposta do Ministério da Defesa a declarações do ministro Luís Roberto Barroso, TSE e STF deverão evitar reações duras. Veja qual deve ser o comportamento da cúpula do Judiciário.

Política, Economia e Utilidade pública

Twitter sob nova direção. US$ 44 bilhões. Esse é o valor que o empresário Elon Musk vai pagar para adquirir o Twitter, após o conselho da companhia aceitar a oferta. O negócio foi celebrado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e minimizado pelo ex-presidente americano Donald Trump.

Dois meses de guerra. A guerra na Ucrânia completou dois meses com milhares de mortos e sem sinal de trégua. A Rússia disse que alguns países, inclusive o Brasil, entendem as razões da invasão. Conheça a história do ucraniano que perdeu a esposa e a filha de três meses na guerra.

Tensão no mercado financeiro. Após um período positivo, o mercado financeiro está mais tenso nos últimos dias, com queda na bolsa e alta no dólar. Quatro fatores explicam essa mudança. Mesmo com o corte de 25% em impostos, preços de carros e eletrodomésticos não baixaram. Entenda por quê.

Opinião da Gazeta  

Industrialização e desindustrialização. Nos anos 1970, um dos temas mais presentes nos debates políticos e econômicos era a necessidade de o Brasil se industrializar. O significado disso vinha da constatação de que o subdesenvolvimento brasileiro responsável pela baixa renda por habitante e pela pobreza decorria de o país ter focado sua economia na agricultura, com um setor industrial pequeno, atrasado e primário. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

É justo reconhecer que o setor industrial sempre foi prejudicado com a precariedade na infraestrutura física (transportes, armazenagem, energia, portos e aeroportos – atividades historicamente dominadas pelo setor estatal), a elevada carga tributária, o ambiente jurídico lento e instável, a legislação trabalhista complicada, a burocracia sufocante e a instabilidade macroeconômica, sobretudo por obra da inflação.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Racha no PSDB. Recuo de Leite não diminui pressão sobre Doria. O que ainda trava a candidatura dele

Serviço público. Reajuste de 5% desagrada e servidores federais prometem intensificar greve

Jornalista. STF vai julgar pedido de habeas corpus para Allan dos Santos

Cinema. Como artistas conservadores sobrevivem numa Hollywood dominada por progressismo

Colunas e artigos

Políticas para gênero. O governo dos Estados Unidos anunciou uma série de políticas em apoio aos “transgêneros, não-binários e expansivos em gênero de outros tipos”. Entre as medidas, a possibilidade de ter o gênero “X”. Leor Sapir diz em artigo por que essa política desafia a sanidade.

J.R. Guzzo assevera: quem está tentando interferir no processo eleitoral é o STF.

Madeleine Lacsko mostra que vidas negras importam, desde que não atrapalhem o carnaval.

Para inspirar

Escola para bebês. Trabalho e falta de rede de apoio para auxiliar nos cuidados com o bebê são os principais motivos que levam pais a procurarem, desde cedo, um ambiente com profissionais que cuidem dos seus filhos. O Sempre Família traz dicas para escolher a escola para os bebês. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]