Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Prisão mexe com cenário eleitoral

Decisão de Gilmar Mendes mira direita. Congresso aprova LDO. EUA ordenam saída da Venezuela

Gilmar Mendes, autor de liminar que restringe pedidos de impeachment dos ministros do STF.
Gilmar Mendes, autor de liminar que restringe pedidos de impeachment dos ministros do STF. (Foto: Victor Piemonte/STF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Dentro de uma semana, a decisão de Gilmar Mendes, do STF, que restringiu a apresentação de pedidos de impeachment de ministros da Corte, será analisada pelo plenário. Mas, de antemão, juristas acreditam que a liminar deve ser mantida pela maioria dos magistrados, senão a totalidade. Confira a projeção.

Pedido negado. Gilmar Mendes considerou “manifestamente incabível” o pedido de reconsideração feito pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e manteve sua decisão.

Mirando avanço da direita. A decisão do ministro foi interpretada como uma reação à possibilidade de a direita conquistar maioria no Senado em 2027. Entenda por quê.

Opinião da Gazeta

Uma onda de confissões envergonhadas sobre o arbítrio do STF. Grandes publicações estão admitindo que sim, o STF saiu das quatro linhas para conseguir conter o “golpismo”, mas agora é necessário voltar a seguir as regras. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

É muito esforço para contornar a verdade óbvia e muito inconveniente: a de que o Supremo só conseguiu condenar Bolsonaro, os outros supostos “golpistas” e os manifestantes do 8 de janeiro atropelando a Constituição e os códigos processuais, e criando um regime de exceção.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Mundo

LDO para 2026 enfim aprovada. Com atraso de cinco meses, o Congresso aprovou a LDO para 2026. A proposta antecipa a liberação de emendas parlamentares e dá fôlego financeiro ao governo.

Prisão mexe no cenário eleitoral. A prisão de Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia do Rio de Janeiro, bagunça o cenário eleitoral no estado, especialmente no campo da direita.

Pressão sobre a Venezuela. O empresário Joesley Batista viajou à Venezuela para tentar convencer Nicolás Maduro a renunciar. O governo dos EUA ordenou que cidadãos deixem o país “imediatamente”.

O que mais você precisa saber hoje

Legislativo. CPMI do INSS aprova convocação e quebra de sigilos de Daniel Vorcaro

Sob nova direção. Bolívia vira à direita e lança choque de reformas após caos socialista

Naming rights. Lei permite que empresas coloquem nomes em praias de Florianópolis

Risco à privacidade. O que acontece com seus dados genéticos se a empresa de testes de DNA falir?

Colunas e artigos

A contradição dos desarmamentistas. Um grupo desarmamentista norte-americano divulgou dados sobre o uso de armas de fogo que contradiz o próprio discurso. Artigo analisa esse paradoxo.

Rodrigo Constantino pergunta: Trump abandonou o Brasil?

Danilo de Almeida Martins fala do fim do Dia da Consciência Negra.

Para inspirar e alegrar

Bons filmes injustamente subestimados. Eles não foram sucessos de bilheteria, passaram despercebidos e foram até esnobados pela crítica. Apresentamos cinco bons filmes injustamente subestimados para você descobrir.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.