• Carregando...
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Bom dia!

Para começar. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deu andamento a dois projetos importantes para o ministro da Justiça, Sergio Moro, na terça-feira (10). Os senadores aprovaram, em votação simbólica, o pacote anticrime, além de aprovar em primeira votação o projeto que prevê a prisão após condenação em segunda instância. Clique para ler a reportagem de Kelli Kadanus.

Nossa opinião. Nosso editorial é sobre a vitória para a prisão após condenação em segunda instância: uma importante batalha está sendo vencida no Senado.

"Mudar o CPP [Código de Processo Penal] é obrigatório, mas muito provavelmente não será suficiente; para haver segurança jurídica, será preciso mudar também a Constituição."

Lava Jato investiga propina a filho de Lula. A Lava Jato informou que parte do dinheiro para a compra do sítio de Atibaia (SP) teria vindo de um esquema envolvendo repasses suspeitos de mais de R$ 132 milhões da Oi/Telemar para o grupo de empresas Gamecorp/Gol, cujos donos são Fábio Luis Lula da Silva (o Lulinha), filho do ex-presidente Lula; Fernando Bittar, Kalil Bittar e Jonas Suassuna. A investigação envolvendo Lulinha faz parte da 69ª fase da Lava Jato. Veja como funcionava o suposto esquema, por Camila Abrão.

O mais importante de ontem no Brasil

Ideias

Como o capitalismo faz com que você viva melhor do que os magnatas do passado. Pela primeira vez na história, segundo dados do Financial Times, há mais pessoas na classe média do que na pobreza. O mundo não está apenas mais rico; as pessoas estão migrando cada vez mais rápido para a classe média — que, por sua vez, também está enriquecendo. Tudo isso melhorou os índices de bem-estar para patamares jamais alcançados na história. Leia a reportagem completa de Luan Sperandio.

Decisão. Na segunda-feira (9), a Suprema Corte dos EUA considerou constitucional uma lei do Kentucky que exige que médicos abortistas realizem um exame de ultrassom, descreva a imagem para a mãe e a faça ouvir o coração do feto batendo antes que ela se submeta ao aborto. Leia o artigo da National Review.

Mundo

Argentina. O país vizinho tem um novo presidente - e uma (não tão) nova vice. Alberto Fernández e Cristina Kirchner tomaram posse ontem em Buenos Aires. Em seu discurso, Fernández falou sobre o Brasil e disse que é preciso construir "uma agenda ambiciosa que vá além de qualquer diferença pessoal entre os que governam no momento".

Chile. Um avião da Força Aérea chilena desapareceu com 38 pessoas a bordo, quando voava de Punta Arenas, no sul do Chile, até a Antártida. Jair Bolsonaro ofereceu ajuda do Brasil para as operações de buscas.

Para inspirar

Mamãe Noel. Francisca Monteiro Alves, a Chiquinha, é uma costureira de 67 anos que reforma bonecas velhas para dar a crianças carentes, no Espírito Santo. Ela usa suas habilidades de limpeza e costura para transformar itens encontrados no lixo em brinquedos novos. Veja aqui, na reportagem de Raquel Derevecki.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]