
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Os deputados Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem tiveram seus mandatos cassados pela Mesa Diretora da Câmara nesta quinta-feira (18). No caso de Ramagem, o presidente da Casa, Hugo Motta, cumpriu determinação do STF, que condenou o parlamentar a 16 anos de prisão. Já Eduardo perdeu o mandato por excesso de faltas. Confira os detalhes da decisão.
Repercussão no meio político. A cassação de Eduardo e Ramagem repercutiu no meio político, com a oposição classificando a decisão como “arbitrária” e apontando “submissão” ao STF.
“Não terminou”. Eduardo Bolsonaro usou as redes sociais para comentar a decisão de Hugo Motta e afirmar que “essa história não terminou”. Veja o que ele disse.
Política, Economia e Mundo
Escândalo do INSS. Uma operação da Polícia Federal sobre desvios no INSS colocou em evidência uma empresária amiga de Lulinha, filho do presidente Lula. O escândalo avança para contaminar o governo.
Acordo sobre a Magnitsky. Ex-ministro de Lula e pré-candidato à Presidência, Aldo Rebelo afirmou, em entrevista à Gazeta do Povo, que houve acordo secreto para derrubar as sanções da Lei Magnistsky.
Giro pelo mundo. A resistência de Itália e França levou a União Europeia a adiar o acordo com o Mercosul. Saiba por que Vladimir Putin não vai ajudar a Venezuela em caso de uma operação dos EUA.
Opinião da Gazeta
Desta vez, não é só a economia. Apenas consertar a economia está longe de ser o único – e nem mesmo o principal – critério para a escolha de um bom candidato à Presidência. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
A prioridade nacional é o retorno à normalidade democrática. É a recuperação da liberdade de expressão, do devido processo legal e de todas as demais garantias abolidas pela juristocracia atual. Um candidato que não esteja disposto a enfrentar este problema não serve.
O que mais você precisa saber hoje
Indiciado pela PF. Silvio Almeida está de volta, ainda mais radical — e pode se candidatar em 2026
PL aprovado no Senado. Senador rebate Lula e diz que governo concordou com acordo para votação da dosimetria
Contas públicas. Governo usa manobra contábil para adiar paralisação da máquina pública
De volta ao Ceará. De “pior que tá não fica” ao PSD: Tiririca segue Kassab e se reposiciona para eleições 2026
Colunas e artigos
Conservador sim, extremista não. No último domingo (14) o Chile elegeu seu novo presidente, José Antonio Kast. Artigo de Raúl Opazo Fuentes explica que ele é conservador, não extremista.
Leonardo Coutinho fala de Justiça sem venda, espada afiada e o risco de um poder sem limites.
Flavio Morgenstern pergunta: alguém sabe o que não é atentado à democracia hoje em dia?
Para inspirar e alegrar
Obra reestrutura ligação no Sul. Uma obra de R$ 62 milhões deve reconfigurar uma importante ligação entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, reduzindo custos logísticos. Confira os detalhes da obra.




