Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Taxação de fortunas em julgamento

Eduardo fica, Zambelli pode voltar. Oposição busca transparência nas urnas. STF lulista até 2042?

Eduardo Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro seguirá com mandato, mesmo fora do país. (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Em uma sessão tumultuada e marcada por embates, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara arquivou o pedido de cassação contra o deputado Eduardo Bolsonaro. Foram 11 votos a favor do arquivamento e 7 contrários. O pedido havia sido apresentado pelo PT, que informou que irá recorrer da decisão. Veja como foi a votação.

Extradição de Zambelli. Já na Itália, o Ministério Público deu parecer favorável à extradição da deputada licenciada Carla Zambelli, condenada a dez anos de prisão.

Taxação das grandes fortunas. O STF inicia nesta quinta (23) o julgamento da ação do PSOL que obriga a taxação de grandes fortunas. Entenda o que está em discussão.

Política, Economia e Mundo

Lulismo supremo. Rumores de mais uma saída em 2026 levantam a possibilidade de o presidente Lula fazer sua quarta indicação ao STF neste mandato. Isso asseguraria um Supremo lulista até 2042.

Mais transparência nas urnas. A implantação do voto impresso em 2026 foi inviabilizada, mas a oposição aposta em uma mudança para garantir mais transparência nas urnas: a presidência de Nunes Marques no TSE.

Giro pelo mundo. A Nasa está com pressa para retornar à Lua. Entenda por quê. E saiba quem é o ex-general chavista que denunciou vínculos entre o narcotráfico e Lula.

Opinião da Gazeta

Supremo reforça a autocracia ao criminalizar “desinformação”. O julgamento do “núcleo 4” da suposta tentativa de golpe marcou a intenção do STF de criar lei penal para punir qualquer discurso tido como inconveniente. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Mais uma vez, a pretexto de combater “ataques à democracia”, Moraes e os colegas que o seguiram atacaram a democracia. Não violaram apenas o princípio da separação de poderes, criando lei penal quando só o Congresso pode fazê-lo; violaram o princípio da legalidade.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Trabalho. Fim da jornada 6×1 pode ter efeito bumerangue: mais desemprego e informalidade

Primeira Turma do STF. Presidente do Instituto Voto Legal é condenado sem ter apontado fraudes em urnas

Guerra na Ucrânia. Manobras nucleares e sanções: relação Trump-Putin vai da esperança ao confronto em menos de uma semana

Avaliada em R$ 2 bilhões. Esmeralda de 241 kg está sob vigilância extrema em bunker brasileiro secreto à espera de leilão

Colunas e artigos

Em um relacionamento sério com a IA. Um em cada cinco adolescentes americanos teve ou conhece alguém que teve relacionamento sentimental com inteligência artificial. Artigo de Daniele Ciacci discute esse fenômeno preocupante.

Guilherme Fiuza pede que deixem o diabo fora disso: o “off” e o veneno moral do jornalismo.

Gustavo Maultasch discute a verdadeira essência do comunismo.

Para inspirar e alegrar

A capital do ovo. 14 milhões de ovos ao dia. Com essa produção, um pequeno município se tornou a capital nacional do ovo. Saiba que cidade é essa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.