• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Depois de mais de 17 horas de debates que avançaram pela madrugada, com as ruas de Buenos Aires lotadas de manifestantes contrários e favoráveis ao aborto, o Senado da Argentina rejeitou legalizar o aborto,  por 38 votos a 31.  Em junho, depois de manobras de última hora, a Câmara havia aprovado, por 129 votos a 125, o projeto que pretendia legalizar o procedimento de forma irrestrita até a 14ª semana de gestação.

A vitória será comemorada, mas a luta não acabou, muito menos as pressões internacionais. O governo de Maurício Macri, que chegou a dizer durante a campanha que não trataria do tema em seu mandato, avalia agora despenalizar o aborto no projeto de reforma do Código Penal que deve enviar ao Congresso da Argentina ainda este mês. 

No Brasil...

O Supremo Tribunal Federal (STF), que aqui discutiu em audiência pública a descriminalização do aborto até a 12ª semana, aprovou aumento de 16,38% no salário dos ministros, abrindo caminho para o conhecido efeito cascata no Judiciário. O aumento precisa ser votado pelo Congresso, e outras categorias precisam de projetos de lei específicos.

Em tempo. A economia cresce pouco, a dívida dispara, o rombo é imenso. Não tem milagre, e Fernando Jásper deixa isso bem claro:

No intervalo 2015-2018, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro terá encolhido 4,6% (caiu 3,6% em 2015 e 3,5% em 2016, subiu 1% em 2017 e deve fechar 2018 com alta de 1,5%, segundo as previsões do mercado). Em outras palavras, a economia brasileira estará menor no início do ano que vem do que estava na data do último aumento salarial do Supremo, o que teve e tem efeitos muito conhecidos sobre a arrecadação federal.

Reviravolta. E, na sessão plenária, o Supremo, que será presidido por Dias Tóffoli a partir de 13 de setembro, definiu que não existe prazo de prescrição para o ressarcimento de dinheiro público desviado por atos de improbidade administrativa em situações dolosas. Dois ministros mudaram de posição.

Renova tudo

Já o Senado, que foi ligeirinho para votar a proibição de as companhias aéreas cobrarem por marcação de assento (alô, liberalismo, cadê você?), pretende deixar em banho-maria projetos como o que ajuda a viabilizar a venda de distribuidoras da Eletrobras e o que autoriza a Petrobras a negociar áreas de exploração do pré-sal. A Gazeta do Povo comenta o assunto em Editorial:

É claro que, no caso específico das privatizações, há outros motivos que justificam a resistência de alguns parlamentares, como o fim da possibilidade de fazer indicações políticas para diretorias e outros cargos importantes. Estas razões, no entanto, são mais inconfessáveis; melhor alegar a “falta de consenso” ou de “legitimidade do governo”, ainda que se trate de “temas que interessam ao Brasil”. Enquanto isso, o cidadão pagador de impostos segue forçado a arcar com o peso de um Estado que poderia muito bem ser mais leve e ágil, não fosse pela má vontade de seus representantes em Brasília.

Confusão

É preciso algum esforço para entender as negociações partidárias em período pré-eleitoral. Os palanques estaduais têm muito peso nessa definição, e muitas vezes escapam ao radar de quem só olha para o cenário nacional. Débora Álvares te explica essas engrenagens a partir de quatro casos – no mínimo – peculiares.

Foi golpe, amiguinho

Um exemplo dessa maçarocada é o PT ter se aliado em 15 estados a partidos que apoiaram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016 e integraram o governo Michel Temer (MDB). Para a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, não há contradição alguma nisso: “Não há (contradição) porque estamos deixando claro que eles têm de apoiar Lula. Em todos esses casos, tem apoio a Lula e uma autocrítica inclusive”. 

Fique ligado

Hoje à noite, a Bandeirantes abre a temporada de debates entre os presidenciáveis na televisão. Jornalistas e colunistas da Gazeta do Povo vão comentar em tempo real e, em seguida, entrar ao vivo em vídeo para avaliar o desempenho dos candidatos. A princípio, estarão presentes Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

Batendo o pé

Os advogados da campanha petista entraram com um recurso no TRF-4 contra a decisão que negou ao ex-presidente Lula (PT) participar do debate na Band. Os advogados defendem que o ex-presidente participe pelo menos através de vídeos gravados previamente da cela onde está preso. Haddad (PT), que é “vice”, não deve participar, mas ele e Manuela D´Ávila, a futura vice, estudam assistir ao debate in loco e conceder entrevistas no intervalo. Sugestão: podem começar explicando quem é quem.

1889

Foi o ano do verdadeiro golpe militar, diz o agora candidato a deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL). O “príncipe” quase foi vice de Jair Bolsonaro (PSL).

Quem leva

João Dória (PSDB) e Paulo Skaf (MDB) estão empatados na disputa pelo Governo de São Paulo. Márcio França (PSB) segue lá atrás. Confira os dados da pesquisa registrada e a metodologia clicando aqui.

Estilo de vida

Aquele incentivo que você precisava. #SQN. Confira a seleção dos nossos editores:

Deixa saudades. Luan Galani (Haus) recomenda: “Você já teve o Príncipe Garfo, o Cão Faquinha e a Princesa Colher? Então, como eu, você deve as refeições alegres da infância ao designer gaúcho Nelson Petzold, que faleceu aos 87 anos. Um dos pioneiros do design industrial brasileiro, Petzold foi responsável também por introduzir o conceito de cozinhas modulares e por criar a famosa garrafa térmica Magic Pump. #RIP, mestre!” 

O quê?! Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Passar cinco horas por dia fazendo exercícios físicos seria viável na sua rotina? Muito pouco provável, a não ser que você seja atleta, ou realize atividades profissionais que envolvam movimento. O número assusta, mas foi cravado por pesquisadores em estudo publicado neste mês na revista científica Cancer Epidemiology: é o número ideal para prevenir ao máximo a chance de ter um câncer. Mas, não desanime — 30 minutos por dia também já ajudam”.

Volta ao mundo em 1 minuto

A queridinha Evita Perón deixou um legado amargo para a Argentina. Vandré Kramer (Mundo) escreve:

Tango maldito. Lawrence W. Reed, da Foundation for Economic Education, reconta a história da primeira-dama argentina Evita Perón (1919-52), que com o marido, Juan Domingo Perón, foram os principais responsáveis pela introdução do populismo naquela que era uma das economias mais ricas do mundo. A praga se enraizou e hoje cobra um preço caro: é um dos países com menos liberdade econômica no mundo

Caça às bruxas. Maduro, o ditador venezuelano, está à caça dos acusados do suposto atentado contra ele. Um deputado oposicionista já foi preso. E pede que a Colômbia e os EUA, dois inimigos históricos, extraditem os participantes do suposto complô. Isso depois de acusá-los de envolvimento no esquema! 

Mais um capítulo. A novela da guerra comercial continua. No último capítulo, a China revidou e impôs retaliação a US$ 16 bilhões em importações americanas. O gesto sinaliza que a disputa vai ser longa. E Mr. Trump tem mais planos: taxar todas as importações chinesas. Durma-se com um barulho desses! 

Intolerância lamentável. É o mínimo que se pode dizer do gesto de um ministro da Índia que exaltou hindus que lincharam um comerciante muçulmano. A situação expõe a intolerância religiosa e a tensão existente entre os seguidores das duas religiões no segundo país mais populoso do mundo”.

Foto do dia:

Tá quente! As altas temperaturas no verão europeu estão causando fortes incêndios na região do Algarve (Sul de Portugal). O fogo ameaça a cidade montanhosa de Monchique, um importante centro turístico. Mais de 1.400 bombeiros estão tentando apagar o incêndio.Carlos CostaAFP

Paraná 

Aqui no estado, a disputa por um tal inquérito continua. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

Chateada. A ex-primeira-dama do Paraná, Fernanda Richa (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (8) sua saída do governo de Cida Borghetti (PP). Ela ocupava função na área de assistência social. O colunista Rogério Galindo conta os motivos que a fizeram deixar o cargo. A culpa é, também, das eleições de outubro, mas tem mais por trás dessa decisão”.  

Vaivém. O Ministério Público Eleitoral no Paraná protocolou recurso contra a liminar que tirou da Justiça Federal o inquérito instaurado contra o ex-governador Beto Richa (PSDB) por suposta prática de caixa 2 em sua reeleição ao governo do estado, em 2014. A intenção com o pedido é que a parte do processo que teria ligação com a Operação Lava Jato seja encaminhada para a 13ª Vara Federal, do juiz Sérgio Moro”.  

Base. Os candidatos ao governo do Paraná contam com o apoio de prefeitos e vereadores espalhados por todo o estado para conquistar os votos dos eleitores em outubro. Nesse quesito, três concorrentes largam com boa vantagem. Saiba quem são eles e qual a matemática dessa base de apoio em levantamento feito pelo jornalista João Frey”.

Curitiba

Na capital, um velho problema e um novo café num lugar antes abandonado. Confira a seleção dos nossos editores:

Novela. Fernanda Leitóles (Curitiba) recomenda: “Um novo capítulo da novela que é fazer o RG em Curitiba acaba de ser escrito. Mais um posto do Instituto de Identificação do Paraná foi fechado na capital. A Polícia Civil, porém, afirma que vai reabri-lo em outro local em breve. O problema se arrasta sem solução na cidade. Confira algumas promessas feitas para resolver a questão”.  

Velha conhecida. Luan Galani (Haus) recomenda: “Lendária casa noturna de Curitiba está de volta! Depois de 18 anos, o Studio 1250 vai reabrir em imóvel no Atuba. Nossa repórter Sharon Abdalla mostra em primeira mão e com exclusividade como é o interior do espaço”. 

Novidade. Talita Boros Voitch (Bom Gourmet) recomenda: “Conheça o cardápio do café que foi aberto no antigo módulo policial do Água Verde, na Praça Maria Bergamin Andretta. O local ficou abandonado um tempão e agora serve cafés especiais, paninis e vários tipos de brownies. Vale a pena!” 

Um ótimo dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]