• Carregando...
Congresso Nacional deve votar nesta terça (19) projeto da LDO para 2024.
Congresso Nacional deve votar nesta terça (19) projeto da LDO para 2024.| Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O Congresso deve votar nesta terça (19) o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. A principal novidade é que o texto que vai a votação cria novas regras para execução de emendas parlamentares, diminuindo o poder de barganha do governo. Com isso, Executivo e Legislativo estão em uma nova queda de braço. Entenda.

Dinheiro para educação. O Ministério da Educação tem apenas 13 dias para executar 42% do valor recebido por emendas parlamentares. Caso isso não aconteça, ações serão prejudicadas.

Gasto público dispara. Cinco vezes mais que o PIB. Esse foi o aumento do gasto público no terceiro trimestre, ameaçando a inflação e os juros. Mas o PT quer mais.

Política, Economia e Mundo

Reforma tributária aprovada. E agora? A Câmara dos Deputados deve promulgar na quarta (20) a proposta da reforma tributária aprovada pelo Congresso. Saiba o que muda para quem paga impostos.

Gonet empossado na PGR. Ao tomar posse, o novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu a harmonia entre os três poderes e o MP, e prometeu centrar atuação nos limites da Constituição.

Giro pelo mundo. Manifestantes que bloquearem vias na Argentina perderão benefícios sociais. Credora da Venezuela e investidora na Guiana, a China se vê dividida sobre Essequibo.

Opinião da Gazeta

O choque argentino. O presidente argentino, Javier Milei, seguiu à risca a receita de políticos que precisam adotar medidas impopulares para consertar o caos criado por antecessores. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Ao menos o plano de Milei e Caputo não recorre a imposições heterodoxas como congelamentos de preços e parece ter compreendido a essência da crise argentina, que é o excesso de gastos.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

“Concorrência desigual”. Cosud pede fim de incentivo fiscal a montadoras das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Aviação. Aéreas anunciam plano com passagens de até R$ 799 – mais que o preço médio do setor

Preocupação no campo. Caça de javalis pode ser liberada em Santa Catarina às vésperas do vencimento de licenças federais

Infância saudável. É preciso brincar sem adultos: superproteção deteriora a saúde mental das crianças

Colunas e artigos

Antissionismo e antissemitismo. Há quem diga que ser antissionista – contra a existência de um estado judeu – não é ser antissemita. Artigo de Dennis Prager explica por que isso não faz sentido.

J.R. Guzzo mostra que, para o governo Lula, quem não é de esquerda vale menos que um animal.

Paulo Polzonoff Jr. fala do caso Marcelinho Carioca e o estado lamentável da segurança pública no Brasil.

Para inspirar e alegrar

Comida na medida certa. Uma dúvida que pega muita gente nas festas de fim de ano: quanto de comida por pessoa devo preparar? Confira essas dicas para não errar.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]