• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

A educação brasileira padece de problemas graves e não é de hoje. Esse fato não faz desaparecer outro que chamou a atenção do país desde o domingo (4): o enviesamento ideológico das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que desde 2009 substituiu o vestibular como prova de ingresso nas universidades federais. O assunto foi comentado, entre tantos, pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) em uma longa entrevista a José Luiz Datena

Inúmeros outros problemas podem ser apontados no modelo adotado, e a neutralidade na educação é um ideal inalcançável, mas será a sina das Humanidades, no Brasil, o esquerdismo pedestre? E a sociedade saberá dar uma resposta a essa pergunta que não seja simplesmente inverter o sinal ideológico ou fomentar a desconfiança em sala de aula? O problema é complexo e não comporta soluções simples. Estamos todos convidados a pensar nele.

Meu nome é vermelho

Falando nele, é do vermelho que quer nos tirar o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes: seu plano mais ambicioso é zerar o déficit primário do país no primeiro ano de governo. Será mesmo possível? Fernanda Trisotto analisou o rombo bilionário de três dígitos e conversou com o pessoal que entende das contas

Captain´s 27

Guedes é um dos 27 nomes que constam de uma edição extraordinária do Diário Oficial publicada ontem (5). Eles compõem a equipe de transição do governo, que será coordenada pelo futuro ministro-chefe da Casa Civil, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Nomes já anunciados para o Ministério, como o astronauta Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e o general Augusto Heleno (Defesa), também aparecem na lista.

Bandiera rossa

No que depender de Bolsonaro, que se reuniu com o embaixador italiano no Brasil, o terrorista Césare Battisti deve ser extraditado para a Itália. O caso está no Supremo Tribunal Federal (STF), e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu prioridade do caso ao tribunal. Avanti popolo.

Retaliação

Seria o primeiro imbróglio da nova política externa? O Egito informou o governo brasileiro que a viagem do ministro de Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, teria de ser cancelada. As autoridades brasileiras temem que o cancelamento tenha sido uma retaliação às declarações de Bolsonaro, que pretende reconhecer Jerusalém como capital de Israel, uma decisão controversa no mundo árabe

O xadrez...

...agora é outro. As negociações para a Presidência da Câmara a partir de fevereiro do ano que vem seguem quentes. O PSL não deve lançar candidato, mas o partido e o centrão estão divididos sobre o nome do atual presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Renovação

Falando no Congresso, nada menos que 160 deputados e 38 senadores eleitos são alvos ou réus em processos nos Tribunais de Justiça dos Estados, na Justiça Federal, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no STF

Renovação [2]

Em um ato inédito – e lamentável – o plenário da Câmara estará fechado a jornalistas hoje (6), durante a sessão solene que comemora os 30 anos da Constituição. Será a primeira vez que Bolsonaro visita o Congresso depois de eleito.

Novidade

Bolsonaro recuou, mas Romeu Zema (Novo), governador eleito de Minas Gerais, está querendo mesmo fundir as secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente do estado.

Velha conhecida

As eleições já passaram, mas as lições do pleito ainda estão sendo sorvidas. No editorial de hoje, a Gazeta do Povo comenta o histórico de desconfiança das urnas eletrônicas, que se acentuou desde 2014, e conclui:

Com o fim deste processo eleitoral, é bem provável que a população se esqueça das urnas e os ânimos se acalmem. Entretanto, apesar de muito questionado, o sistema tem se demonstrado confiável. A Justiça Eleitoral também fez um esforço maior para se mostrar exemplar e solícita às demandas por transparência nas presentes eleições. Mesmo assim, não se pode ignorar que o voto eletrônico pode e deve ser aprimorado, visando uma eleição ainda mais transparente e que seja capaz de dirimir as dúvidas da população em disputas mais acirradas.

Na pauta

Com a segurança pública e as questões carcerárias já em alta pela eleição de Bolsonaro, Hylda Cavalcanti explica as diferenças entre a realidade prisional federal e a dos estados. A começar pelo fato de que há 5 presídios federais e mais de 1,4 mil unidades prisionais estaduais, entre cadeias públicas, presídios, unidades penais agrícolas e casas do albergado.

Bodas de papel

A Reforma Trabalhista está fazendo aniversário de 1 ano em vigor e há motivos para comemorar: nesse período, o número de ações na Justiça do Trabalho diminui 17%

Nunca mais?

A situação está grave. Sharon Abdalla (Haus) recomenda: “Para que a tragédia ocorrida no Museu Nacional, consumido por um incêndio em setembro, não se repita, a Justiça paulista determinou que a Universidade de São Paulo (USP) realize obras emergenciais no Museu do Ipiranga, fechado desde 2013.” 

A hora é agora

Aproveite. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Quer viajar no Réveillon e ainda não comprou passagem? Aproveite: os preços dos bilhetes aéreos para os destinos mais buscados pelos brasileiros estão mais baratos até o final desta semana.” 

Volta ao mundo em 1 minuto

Os democratas vão recuperar o controle da Câmara nos Estados Unidos? Helen Mendes (Mundo) escreve:

É hoje. Os americanos vão às urnas nesta terça-feira (6) para eleger os seus representantes no Congresso Nacional e governadores de 36 estados, além de responder consultas sobre diversos assuntos. Isabella Mayer de Moura conta tudo o que você precisa saber sobre as eleições de meio de mandato dos EUA

Turnê. Em sua coluna, Filipe Figueiredo analisa o significado da visita do presidente cubano à Rússia e à Coreia do Norte, e conclui que o Brasil não deve cortar relações com Cuba

Pode-se interpretar que a turnê seria um sinal dos próprios cubanos de que pretendem retomar o período da Guerra Fria, devolver a retórica dos EUA na mesma moeda, algo do tipo. Improvável, pelo citado estado das forças armadas cubanas. E também pelo atual momento político do país. Com a aproximação entre Cuba e EUA, ainda no governo Obama, os cubanos receberam grande incentivo para uma política de abertura.

Catástrofe. A guerra no Iêmen, liderada pelos sauditas, já matou milhares de civis em três anos e se tornou o que a ONU considera ‘a pior crise humanitária do planeta no país mais pobre do mundo árabe’. Entenda os pontos-chaves desse conflito catastrófico.” 

Imagem do dia:

O presidente da França Emmanuel Macron e um entusiasta da História, vestido com o uniforme militar dos soldados da infantaria francesa na Primeira Guerra Mundial, chamados Poilu. Eles participaram de uma cerimônia no Memorial de Guerra em Morhange, leste da França, nesta segunda-feira (5). O evento faz parte das comemorações do centenário do final da Primeira Guerra.PHILIPPE WOJAZERAFP

Paraná

Aqui no estado, uma despedida. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

 “Despedida. Rafael Greca deve trocar de partido. Como o PMN não atingiu a cláusula de barreira, ficando sem fundo partidário e tempo de tevê – praticamente inviabilizado de continuar existindo –, o prefeito de Curitiba deve aceitar convite feito por outra legenda. Confira o provável destino de Greca no blog Caixa Zero, do jornalista Rogério Galindo

Expectativa. A relação dos professores com o ex-governador Beto Richa foi bastante turbulenta. Com a chegada de Ratinho Junior ao poder, a esperança da APP-Sindicato é poder dialogar. Em entrevista ao repórter Euclides Lucas Garcia, Hermes Leão, presidente da entidade, revelou que espera deixar para trás o período de confrontação em prol de uma educação pública de qualidade

Planejamento. O Paraná tem dois projetos em andamento para a implantação de novos portos. Mas o estado tem demanda para isso mesmo? A Gazeta do Povo ouviu especialistas para responder a essa pergunta. Confira a resposta e saiba mais sobre os empreendimentos e o que é preciso para que eles funcionem em alto nível.”

Futebol. A seis rodadas do final, o Paraná foi rebaixado no Brasileirão. Com a vitória de 1 a 0 do Sport sobre o Ceará, o Tricolor até poderia igualar o time em pontuação, mas perderia nas vitórias.

Calendário. E Fernanda Leitóles (Curitiba) escreve: “As aulas da rede estadual do Paraná já têm data para começar em 2019. Confira o calendário escolar!

Curitiba

Por aqui, de boa gastronomia a silêncio de retiro. Confira a seleção dos nossos editores:

Cadê? Fernanda Leitóles (Curitiba) indica: “Apesar da proposta da prefeitura de Curitiba de que o pagamento da passagem nos ônibus de Curitiba seja feito exclusivamente por meio da bilhetagem eletrônica, não é fácil encontrar um ponto para recarregar o cartão. Há apenas 18 pontos com as máquinas funcionando, dos quais seis ficam em terminais.” 

Fofura. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Começou a segunda fase do Concurso Cachorro do Ano! Agora você pode escolher o seu preferido entre os 20 mais votados na primeira fase.” 

Mamma Mia! Sharon Abdalla (Haus) sugere: “Santa Felicidade celebra neste mês de novembro seu aniversário de 140 anos mantendo-se fiel às suas tradições. Colonizado por italianos em 1878, o bairro é sinônimo de arquitetura, religião e boa gastronomia em Curitiba.”

Tranquilidade. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Prestes a completar 60 anos, o Convento Solitude da Congregação Nossa Senhora de Sion guarda histórias incríveis das irmãs que vivem em clausura no espaço. A repórter Flávia Schiochet foi visitar o local, que está aberto para visitação de interessados — ambiente perfeito para um retiro espiritual nas capelas rodeadas por um bosque.” 

Representa! Andrea Torrente (Bom Gourmet) informa: “Chef Maurício Fontana, do Gordo & Magro, compete com outros cinco cozinheiros que disputam o título de melhor comida de boteco na Ana Maria Braga.” 

Um ótimo dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]