Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
A informação importa

Neste momento, a busca pela verdade pode salvar vidas

Coluna Bom dia da Gazeta do Povo está disponível no site e para assinantes de nossa Newsletter e traz as últimas informações sobre o combate ao coronavírus no Brasil e no mundo: leia em qualquer lugar. (Foto: )

Ouça este conteúdo

A informação importa. A Gazeta do Povo passa a partir desta quarta-feira (25) a dedicar este espaço matinal para informar nossos leitores sobre a crise provocada pelo coronavírus.

Encaramos de frente o desafio de levar com seriedade e transparência um dos momentos mais difíceis da História. Por isso, dedicamos matérias abertas a não assinantes e outras exclusivas para assinantes, que têm acesso ilimitado a nosso site. Neste momento a busca pela verdade pode salvar vidas. E você pode ler aqui ou receber diariamente em seu e-mail:

Para começar o dia. Uma medida provisória do presidente Jair Bolsonaro revogou a possibilidade de suspender contratos de trabalho por quatro meses, mas trouxe junto uma surpresa: suspendeu parte da Lei de Acesso à Informação (LAI). De Brasília, a correspondente Kelli Kadanus desvenda a proposta – criticada por juristas – que suspende alguns prazos de resposta e prioriza pedidos de informação sobre o enfrentamento ao coronavírus. Qual a sua opinião, leitor?

Outra medida, esta encabeçada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pretende adiantar a formatura de estudantes de Medicina. A ideia é colocar mais médicos jovens na linha de frente no combate à Covid-19. Confira no texto de Camila Abraão por que o ministro quer antecipar as formaturas de Medicina e quais outros cursos de saúde irão para a linha de frente.

Conteúdo aberto

No Brasil. O Ministério da Saúde atualizou a contagem. São mais de 2 mil casos da Covid-19 e 46 mortos no Brasil. Como o número de infectados deve crescer exponencialmente, será necessário produzir até 50 mil testes por dia, prevê o secretário-executivo do Ministério, João Gabbardo. Veja a capacidade atual de diagnósticos e a meta de distribuição de kits pelo governo.

Para apoiar as equipes de serviços essenciais, uma primeira remessa emergencial de equipamentos de proteção foi enviada aos estados e será reforçada por 5 milhões de máscaras apreendidas pela Receita em Santa Catarina. Por falar em estados, o ministro do STF Marco Aurélio Mello decidiu que Estados e Municípios podem decidir sobre restrições em locomoção, diferente do que queria Bolsonaro.

Pelo mundo. Nesta terça (24), a Olímpiada do Japão foi adiada devido à pandemia. Leia no texto de Cristian Toledo mais sobre o adiamento, o primeiro da era moderna dos jogos. Também na Ásia, a Índia impôs confinamento total aos 1,3 bilhão de habitantes. Na Itália, o número de óbitos voltou a subir após dois dias de queda, foram 743 vítimas. Na Espanha, foram 514 mortes, o maior número de mortes por coronavírus em apenas 24 horas. Já os Estados Unidos romperam a marca de 50 mil infectados.

Exclusivo para assinantes

Ainda lá fora. Apesar do sofrimento de algumas nações, outros países têm muito a ensinar. É o caso de Cingapura. Leia na reportagem de Murilo Basso como esse local pequeno e densamente povoado conteve a primeira onda do coronavírus, apesar da proximidade com a China – onde surgiu a Covid-19. Ainda fora do território nacional, a FAB enviou dois aviões para repatriar brasileiros no Peru.

Fique em casa. Apesar do novo pronunciamento de Bolsonaro, a orientação dos especialistas para reduzir o contato social funciona. Quer provas? A Gazeta do Povo traz um gráfico para assinantes em três cenários: sem isolamento social, com isolamento de 50% da população e de 80%. Mas a “luta pela sobrevivência” não é exclusividade das pessoas e empresas. Partidos e movimentos políticos tentam manter a mobilização em tempos de pandemia, revela Olavo Soares, correspondente da Gazeta do Povo em Brasília. Por falar em política, veja como políticos de direita e esquerda lidam com a pandemia. Já o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pode estar “mexendo em um vespeiro”: ele quer cortar em 20% o salário de servidores durante a crise.

Minuto Coronavírus

Além do coronavírus, o mais importante de ontem no Brasil

Para inspirar

Pizzas para plantonistas. Na linha de frente do combate à Covid-19, plantonistas de um hospital de Macaé receberam o carinho de uma pizzaria, revela Raquel Derevecki, da Equipe Sempre Família. Só não terminou em pizza porque ainda tinha muito trabalho pela frente.

Tenha um bom dia!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.