• Carregando...
Coluna Bom dia da Gazeta do Povo está disponível no site e para assinantes de nossa Newsletter e traz as últimas informações sobre o combate ao coronavírus no Brasil e no mundo: leia em qualquer lugar.
Coluna Bom dia da Gazeta do Povo está disponível no site e para assinantes de nossa Newsletter e traz as últimas informações sobre o combate ao coronavírus no Brasil e no mundo: leia em qualquer lugar.| Foto:

A informação importa. A Gazeta do Povo passa a partir desta quarta-feira (25) a dedicar este espaço matinal para informar nossos leitores sobre a crise provocada pelo coronavírus.

Encaramos de frente o desafio de levar com seriedade e transparência um dos momentos mais difíceis da História. Por isso, dedicamos matérias abertas a não assinantes e outras exclusivas para assinantes, que têm acesso ilimitado a nosso site. Neste momento a busca pela verdade pode salvar vidas. E você pode ler aqui ou receber diariamente em seu e-mail:

Para começar o dia. Uma medida provisória do presidente Jair Bolsonaro revogou a possibilidade de suspender contratos de trabalho por quatro meses, mas trouxe junto uma surpresa: suspendeu parte da Lei de Acesso à Informação (LAI). De Brasília, a correspondente Kelli Kadanus desvenda a proposta – criticada por juristas – que suspende alguns prazos de resposta e prioriza pedidos de informação sobre o enfrentamento ao coronavírus. Qual a sua opinião, leitor?

Outra medida, esta encabeçada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pretende adiantar a formatura de estudantes de Medicina. A ideia é colocar mais médicos jovens na linha de frente no combate à Covid-19. Confira no texto de Camila Abraão por que o ministro quer antecipar as formaturas de Medicina e quais outros cursos de saúde irão para a linha de frente.

Conteúdo aberto

No Brasil. O Ministério da Saúde atualizou a contagem. São mais de 2 mil casos da Covid-19 e 46 mortos no Brasil. Como o número de infectados deve crescer exponencialmente, será necessário produzir até 50 mil testes por dia, prevê o secretário-executivo do Ministério, João Gabbardo. Veja a capacidade atual de diagnósticos e a meta de distribuição de kits pelo governo.

Para apoiar as equipes de serviços essenciais, uma primeira remessa emergencial de equipamentos de proteção foi enviada aos estados e será reforçada por 5 milhões de máscaras apreendidas pela Receita em Santa Catarina. Por falar em estados, o ministro do STF Marco Aurélio Mello decidiu que Estados e Municípios podem decidir sobre restrições em locomoção, diferente do que queria Bolsonaro.

Pelo mundo. Nesta terça (24), a Olímpiada do Japão foi adiada devido à pandemia. Leia no texto de Cristian Toledo mais sobre o adiamento, o primeiro da era moderna dos jogos. Também na Ásia, a Índia impôs confinamento total aos 1,3 bilhão de habitantes. Na Itália, o número de óbitos voltou a subir após dois dias de queda, foram 743 vítimas. Na Espanha, foram 514 mortes, o maior número de mortes por coronavírus em apenas 24 horas. Já os Estados Unidos romperam a marca de 50 mil infectados.

Exclusivo para assinantes

Ainda lá fora. Apesar do sofrimento de algumas nações, outros países têm muito a ensinar. É o caso de Cingapura. Leia na reportagem de Murilo Basso como esse local pequeno e densamente povoado conteve a primeira onda do coronavírus, apesar da proximidade com a China – onde surgiu a Covid-19. Ainda fora do território nacional, a FAB enviou dois aviões para repatriar brasileiros no Peru.

Fique em casa. Apesar do novo pronunciamento de Bolsonaro, a orientação dos especialistas para reduzir o contato social funciona. Quer provas? A Gazeta do Povo traz um gráfico para assinantes em três cenários: sem isolamento social, com isolamento de 50% da população e de 80%. Mas a “luta pela sobrevivência” não é exclusividade das pessoas e empresas. Partidos e movimentos políticos tentam manter a mobilização em tempos de pandemia, revela Olavo Soares, correspondente da Gazeta do Povo em Brasília. Por falar em política, veja como políticos de direita e esquerda lidam com a pandemia. Já o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pode estar “mexendo em um vespeiro”: ele quer cortar em 20% o salário de servidores durante a crise.

Minuto Coronavírus

Além do coronavírus, o mais importante de ontem no Brasil

Para inspirar

Pizzas para plantonistas. Na linha de frente do combate à Covid-19, plantonistas de um hospital de Macaé receberam o carinho de uma pizzaria, revela Raquel Derevecki, da Equipe Sempre Família. Só não terminou em pizza porque ainda tinha muito trabalho pela frente.

Tenha um bom dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]