Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

EUA investigam práticas comerciais do Brasil. STF vai decidir sobre IOF. Inconsistências da PGR contra Bolsonaro

O presidente americano, Donald Trump. (Foto: AL DRAGO/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O governo Donald Trump anunciou o início de uma investigação sobre práticas comerciais do Brasil. Segundo comunicado, a apuração será realizada nos termos da Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, um tipo de investigação que tem o objetivo de analisar práticas comerciais tidas como “injustas”. Confira os detalhes da medida.

Tarcísio na corda bamba. Após o tarifaço de Donald Trump, Tarcísio de Freitas tem tentado se posicionar entre os interesses de aliados políticos e do setor produtivo. Não está sendo fácil.

Sem carta branca. Com a publicação do decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade, o presidente Lula não terá carta branca para retaliar os Estados Unidos.

Mudança de tom. O governo Lula baixou o tom sobre a resposta do governo às tarifas impostas por Trump. Após bravatas públicas, a ideia agora é negociar com os EUA.

Política, Economia e Mundo

Julgamento do suposto golpe. Em depoimento no STF, Valdemar Costa Neto alegou pressão para questionar as urnas. As alegações da PGR contra Jair Bolsonaro sobre o suposto golpe têm pelo menos cinco inconsistências.

IOF nas mãos de Moraes. Terminou sem acordo a audiência entre governo e Congresso para tentar resolver o impasse sobre o IOF. Com isso, a decisão sobre o tema caberá ao ministro Alexandre e Moraes.

Governo Lula e crime organizado. Lula foi denunciado após a visita a uma favela ter sido intermediada por uma ONG ligada ao PCC. Relembre quatro casos suspeitos de articulação do governo com o crime organizado.

Opinião da Gazeta

Democracias morrem, mas também renascem. No atual momento brasileiro, constatamos com tristeza o fim da democracia, mas a história nos mostra que autoritarismos desaparecem e democracias renascem. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Só quando toda a sociedade estiver acordada para a realidade é que o país conseguirá exercer a pressão real pela retomada das liberdades. Nenhum regime autocrático caiu ou cedeu sem que a insatisfação popular fosse manifestada de forma inequívoca, de todas as formas possíveis.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Carta a Trump. Os perseguidos pelo STF: veja a lista que Barroso afirma não existir

Pedido no Legislativo. Impeachment de Lula é protocolado na Câmara; motivo é a crise com os EUA

Guerra na Ucrânia. Otan alerta Lula sobre tarifas secundárias de Trump contra a Rússia: “Telefone para o Putin”

Estados Unidos. Morre John MacArthur, um dos pastores mais influentes da sua geração

Colunas e artigos

Tarifaço e democracia. A sanção de Donald Trump ao Brasil vai além da economia. Artigo de Anne Dias discute o que o tarifaço revela sobre a democracia do nosso país.

Alexandre Garcia fala da jabuticaba no Congresso.

Karina Kufa questiona sobre o gabinete de ódio do PT: está tudo liberado?

Para inspirar e alegrar

A lei pioneira de IA no Brasil. A multinacional Amazon apontou Goiás como possível destino de novos investimentos em inteligência artificial. O motivo é o estado ter regulamentado a primeira lei de IA no Brasil.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.