Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: A homenagem ao MST na Câmara

Exclusivo: Jornalista retido pela PF fala à Gazeta. ONGs pressionam agro. Esquerda convoca atos contra Bolsonaro

Jornalista Sergio Tavares no programa Sem Rodeios da Gazeta do Povo
Jornalista Sergio Tavares participa do programa Sem Rodeios da Gazeta do Povo (Foto: Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Sérgio Tavares, jornalista e ativista português que foi retido pela Polícia Federal antes do ato pró-Bolsonaro, falou com exclusividade à Gazeta do Povo. Ao programa "Sem Rodeios", Tavares afirmou que o delegado da PF que conduziu o caso não sabia ao certo o motivo do seu interrogatório. Ainda segundo o jornalista, as instruções para questioná-lo sobre assuntos políticos teriam "vindo de Brasília". Leia os detalhes.

Reação da esquerda. Movimentos sociais e sindicatos decidiram convocar manifestações para pedir a prisão de Jair Bolsonaro. Os atos, marcados para 23 de março, são uma resposta ao evento que reuniu 750 mil pessoas em apoio ao ex-presidente. Saiba mais.

Pressão ambientalista. ONGs internacionais farão parte de uma câmara temática do Ministério da Agricultura e Pecuária para discutir o "agrocarbono". O objetivo oficial é promover a sustentabilidade, mas, na prática, a participação das entidades é uma forma de pressionar o agro. Descubra que ONGs são essas e o que elas defendem.

Política, Economia e Mundo

Homenagem ao MST. A Câmara dos Deputados teve, ontem, uma sessão solene em homenagem aos 40 anos do MST. O evento foi marcado por vaias a parlamentares da oposição e críticas da Frente Parlamentar Agropecuária. Leia os detalhes.

A tese de Moraes. Alexandre de Moraes, ministro do STF, apresentou uma tese sobre a atuação de "milícias digitais" para disputar o cargo de professor titular na USP. Saiba o que o ministro defende no documento.

Giro pelo mundo. Com dificuldades para distribuir leite a crianças, a ditadura de Cuba teve que pedir ajuda à ONU. Até o final da semana, Lula vai se encontrar com os chefes de Estado da Guiana e da Venezuela – países que protagonizam uma disputa pela região de Essequibo.

Opinião da Gazeta

Igualdade salarial forçada. Boas intenções não necessariamente resultam em boas leis. Um caso emblemático é o do combate à discriminação salarial entre homens e mulheres. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

As novas regras matam a liberdade empresarial, acabam com a meritocracia, envenenam o clima interno de empresas, estimulam a judicialização e potencialmente prejudicarão a contratação ou a ascensão profissional das mulheres.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Sistema tributário. Rico paga menos imposto? Como funciona a tributação da alta renda no Brasil

Vínculo trabalhista. STF tem maioria a favor de amplo alcance para futura decisão sobre “uberização”

Negociação. Governo aguarda arrecadação extra para definir reajuste de servidores

Primeira-dama. Janja atende ligações para Lula e ministros reclamam, diz site; governo nega

Colunas e artigos

Vacina politizada. A vacinação para a Covid-19 deve ser obrigatória para que as crianças frequentem a escola? Felipe Camozzato, deputado estadual no Rio Grande do Sul, defende que não. Leia o que ele argumenta.

Marcel van Hattem fala sobre o ato de domingo na Avenida Paulista.

Daniel Lopez comenta a atuação da OTAN e a possibilidade de uma 3ª Guerra Mundial.

Para inspirar e alegrar

Por cidades menos caóticas. É difícil encontrar quem não reclame do trânsito em grandes cidades. Mas há solução: o movimento da mobilidade inteligente é uma forma de enfrentar o problema. Veja como você pode contribuir.

Tenha um ótimo dia!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.