• Carregando...
Funai recorre ao STF para impedir ações baseadas no marco temporal para demarcação de terras indígenas.
Funai recorre ao STF para impedir ações baseadas no marco temporal para demarcação de terras indígenas.| Foto: Mário Vilela/Funai/Divulgação

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A Funai apresentou uma petição ao STF para que os processos judiciais que busquem a aplicação da lei do marco temporal sejam suspensos. Na prática, segundo a bancada do agro, a medida tenta impedir produtores de questionar eventuais ilegalidades praticadas pela Funai. A petição se soma ao impasse relacionado à lei, alvo de uma batalha entre Legislativo, Executivo e Judiciário. Saiba mais.

Ato na Paulista. Jair Bolsonaro não terá o apoio do PL para organizar a manifestação prevista para o dia 25 de fevereiro. Veja quem está ajudando o ex-presidente.

Escola de samba. Uma investigação da Polícia Civil de São Paulo aponta o PCC como um dos principais financiadores da Vai-Vai. A escola, que nega envolvimento com grupos criminosos, causou polêmica ao demonizar policiais militares do Choque em seu desfile no Carnaval de 2024. Leia o que se sabe.

Política, Economia e Mundo

Intervenção no RN. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afastou a direção da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) após a fuga de detentos. Foi a primeira vez que presos conseguiram fugir de um presídio federal de segurança máxima.

Temor dos investidores. Ruídos da política interna e sinais de uma maior interferência do governo na economia brasileira estão espantando investidores estrangeiros. Leia o que dizem os analistas.

Giro pelo mundo. Um tiroteio durante a comemoração do título do Kansas City Chiefs no Super Bowl deixou feridos nos EUA. No Haiti, a recusa do primeiro-ministro Ariel Henry em convocar eleições agrava um cenário de crise humanitária e de segurança vivido pelo país.

Opinião da Gazeta

Castigo sem crime. Na semana passada, a ex-juíza Ludmila Lins Grilo anunciou que suas contas bancárias no Brasil teriam sido bloqueadas por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Medidas desproporcionais, que violam direitos básicos de cidadãos, tomadas sem motivo razoável que as justifiquem, não merecem outra qualificação que não seja a de arbítrio puro e simples.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Agenda prioritária. Congresso aumenta pressão por reforma administrativa e força governo a discutir redução de gastos

Centro de SP. Tarcísio e Ricardo Nunes querem “Times Square paulistana”

Petição no STF. Defesa de Bolsonaro tenta derrubar proibição de contato com Valdemar

Relações internacionais. Lula terá que disputar com Rússia e China para aumentar influência do Brasil sobre a África

Colunas e artigos

Estratégia na guerra da Ucrânia. Os contínuos ataques contra a Ucrânia fizeram a OTAN afirmar que se prepara para um eventual conflito com a Rússia. Artigo de José Caparros Junior, da Uninter, explica que o apoio não é movido apenas por solidariedade.

Paulo Polzonoff Jr. comenta o ato organizado por Bolsonaro para o dia 25 de fevereiro.

Marcel van Hattem fala sobre a perseguição à oposição no Brasil.

Para inspirar e alegrar

Um verão seguro para o seu pet. O calorão pode causar o aumento anormal da temperatura corporal dos cães. O fenômeno, chamado hipertermia, pode até levar à morte. Veja como evitar esse mal.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]