
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Em uma sessão que se estendeu por toda a quarta-feira, o ministro Luiz Fux abriu a primeira divergência e votou para absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro de todos os crimes imputados a ele no processo sobre a suposta tentativa de golpe de Estado. Com isso, o placar está em 2 a 1 pela condenação. Veja como foi o voto de Fux.
Condenação de Cid e Braga Netto. Já em relação a Mauro Cid e Braga Netto, Fux votou pela condenação por abolição do Estado Democrático de Direito.
Confrontando Moraes. Em seu voto, Fux listou uma série de argumentos que confrontam a posição do relator do processo, Alexandre de Moraes. Confira sete deles.
Possível suspensão? A oposição pretende apresentar indícios de fraude processual para tentar suspender o julgamento no STF. Juristas analisam a possibilidade de que isso ocorra.
Opinião da Gazeta
O voto de Fux e a defesa da legalidade. Depois dos previsíveis votos de Alexandre de Moraes e de Flávio Dino, surgiu uma bem-vinda voz discordante. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Com clareza e rigor técnico impecável, Fux expôs um voto que se distingue pela defesa intransigente do devido processo legal – uma verdadeira lufada de bom senso em uma corte que, lamentavelmente, tem se afastado cada vez mais da Justiça para abraçar o justiçamento.
Política, Economia e Mundo
Influenciador morto em atentado. Charlie Kirk, influenciador aliado de Donald Trump, morreu após ser baleado durante uma palestra. Ele era considerado a face jovem do movimento conservador nos EUA.
Giro pelo mundo. Donald Trump pediu pena de morte para o autor de um crime brutal contra uma jovem ucraniana. E veja o que se sabe sobre a incursão russa no espaço aéreo da Polônia.
O que mais você precisa saber hoje
Eleições. Anistia e 7 de Setembro reposicionam governadores na corrida presidencial de 2026
Tarifaço. Julgamento de Bolsonaro trava negociações com EUA: “Se for condenado, não tem acordo”
Evento conservador. UFPR previu violência de estudantes em evento sobre o STF, mas não acionou a polícia
Inflação. Vai piorar: após breve alívio, preço do café deve subir ainda mais
Colunas e artigos
Minérios da Amazônia em disputa. Artigo do vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, faz um alerta: a disputa pelos minérios da Amazônia já começou.
Paulo Briguet analisa o voto de Luiz Fux e a anulação de uma farsa.
Guilherme Fiuza mostra que existe um certo ministro preocupado com a democracia.
Para inspirar e alegrar
O novo santo da juventude. Junto com Carlo Acutis, também foi canonizado no último domingo (7) Pier Giorgio Frassati. Conheça a história do novo santo da juventude.




