Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Diferenças entre 6/1 e 8/1

Fux quer novo lugar no STF. Direita prepara nova ofensiva contra Lula. Delação na Venezuela mira o Brasil

Fux pede para mudar de turma no STF. (Foto: Rosinei Coutinho / STF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O ministro Luiz Fux oficializou ao presidente do STF, Edson Fachin, o pedido para migrar da 1ª para a 2ª turma da Corte. A primeira turma vem sendo responsável por julgar as ações relacionadas à suposta tentativa de golpe de Estado, com Fux sendo a voz dissonante. Entenda o que pode mudar com a saída do ministro.

“Núcleo 4” condenado. Foi com apenas o voto contrário de Fux que a 1ª Turma do STF condenou os sete réus do “núcleo 4” da suposta tentativa de golpe.

Revoltas de janeiro. 8 de janeiro de 2023 no Brasil, 6 de janeiro de 2021 nos EUA. Entenda as semelhanças e diferenças entre esses dois episódios que marcaram a história recente.

Política, Economia e Mundo

Novas apostas e derrotas. Como parte do “kit reeleição”, Lula definiu uma nova aposta por votos da classe média. Enquanto isso, a direita articula novas derrotas para o governo.

Expectativa por delação. Uma possível delação do ex-chefe da inteligência venezuelana pode comprometer o presidente Lula. A revelação foi feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro.

Giro pelo mundo. O presidente colombiano Gustavo Petro afirmou que tirar Donald Trump pode ser a “saída para a humanidade”. Já Marco Rubio lidera a campanha para enfraquecer a ditadura de Nicolás Maduro.

Opinião da Gazeta

A agonia dos Correios. Nunca antes na história deste país os Correios estiveram em situação tão dramática quanto neste terceiro mandato de Lula. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Em uma ironia bastante trágica, o mesmo petismo que acusa governos de direita de sucatear estatais para depois vendê-las conseguiu destruir os Correios de tal forma que a empresa se tornou “imprivatizável”, ainda que Lula quisesse se desfazer dela, o que não é o caso.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Presidente do PL. STF decide reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto por suposta trama golpista

Novo ministro. Lula tenta reabilitar Boulos após mandato apagado na Câmara e derrota em São Paulo

PF atinge governo de Minas. Operação contra fraude bilionária na mineração fragiliza projeto presidencial de Zema para 2026

Investimento taiwanês. A 24 km de Foz, Paraguai terá fábrica de ônibus elétricos para abastecer o Mercosul

Colunas e artigos

Como seria uma Nova York socialista? O socialista Zohran Mamdani é o favorito na eleição para a prefeitura de Nova York. Artigo de Martin Gurri analisa como seria a maior cidade dos EUA sob o regime de esquerda.

Luciano Trigo fala sobre o sequestro da democracia.

Marcio Antonio Campos mostra como padres mais conservadores e ortodoxos são motivo de esperança.

Para inspirar e alegrar

A segurança das joias da coroa brasileira. O roubo ao Louvre colocou em alerta a segurança dos museus responsáveis por peças com valor histórico e patrimonial. Saiba como estão protegidas as joias da coroa brasileira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.