• Carregando...
Luiz Fux, presidente do STF, diz que irá reavaliar reunião entre os três poderes.
Luiz Fux, presidente do STF, diz que irá reavaliar reunião entre os três poderes.| Foto: Fellipe Sampaio/STF

Para começar este resumo de notícias. Após dias de muita tensão entre o presidente Jair Bolsonaro, Legislativo e Judiciário, surge uma nova tentativa de acalmar os ânimos. Depois de ouvir pedidos do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou que irá reavaliar a realização de uma reunião entre todos os chefes de Poderes, como havia cogitado em julho. O encontro foi cancelado em razão dos ataques seguidos de Bolsonaro ao Judiciário. Veja o que disse Fux.

Indicações. O anúncio feito por Bolsonaro, de que pretende pedir o impeachment de ministros do STF, trouxe consequências também para as indicações de André Mendonça ao Supremo e Augusto Aras para um novo mandato na Procuradoria-Geral da República. Ambos os processos estão travados no Senado.

Voto impresso. A origem de toda essa celeuma está na proposta de implantação do voto impresso auditável, rejeitada pela Câmara dos Deputados. Mas ainda há possibilidade de que ela ganhe sobrevida no Senado? De Brasília, Rodolfo Costa responde.

Nossa visão  

Combate à corrupção. Em 2019, o Supremo Tribunal Federal promoveu mais um retrocesso no combate à corrupção, ao determinar que certos processos fossem remetidos à Justiça Eleitoral, em vez da Justiça Comum. Agora, bastará mais um voto para que ações penais envolvendo o ex-governador paranaense Beto Richa voltem à estaca zero na Justiça Eleitoral. Tema para o nosso editorial: O STF prejudica a corrupção também nos estados.

Na prática, a transferência de competência pode simplesmente jogar no lixo todo o conjunto probatório que tiver sido obtido em ações autorizadas por juiz federal, no caso da Operação Integração, ou estadual, no caso da Rádio Patrulha. Quando isso ocorre, o resultado inevitável é a impunidade, por mais evidências que haja dos crimes cometidos.

Utilidade pública

Terceira dose. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 começará por idosos e profissionais de saúde. O ministério também anunciou que vai mudar os critérios para distribuição de vacinas aos estados. Nos Estados Unidos, o reforço com a 3ª dose deve começar em setembro.

Lucros do FGTS. O Conselho Curador do FGTS aprovou na terça-feira (17) a distribuição, aos cotistas, de 96% do lucro registrado pelo Fundo no ano passado. O dinheiro será depositado nas contas vinculadas até o fim deste mês. Quer saber se você tem direito e quanto vai receber? Confira aqui.

Atualização. O Brasil registrou mais 1.064 mortes por Covid-19 e 41.714 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 20.457.897 diagnósticos positivos e 571.662 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 117.005.470 com a primeira dose e 51.152.090 com a segunda.

Política e economia

Imposto de Renda. Seguem as indefinições sobre o projeto que altera o Imposto de Renda. Governadores e prefeitos negociam apoiar o texto em troca de uma contrapartida que pode custar R$ 18 bilhões à arrecadação da União. O secretário especial da Receita Federal, José Tostes Neto, vê na ampliação de empresas isentas um risco de estímulo à “pejotização”.

CPI da Covid. A CPI da Covid pode chamar novamente para depor o ministro Marcelo Queiroga. O motivo é uma declaração contra o uso obrigatório de máscaras. Já o depoimento de Túlio Silveira, representante da Precisa Medicamentos, foi marcado pela indefinição sobre o direito ao silêncio. A empresa, envolvida em denúncias de irregularidades, seguirá no radar da comissão.

Giro pelo mundo. Após a tomada de poder pelo Talibã, o Afeganistão deverá ser regido por um conselho governante e o líder supremo do movimento. Um protesto em defesa da bandeira do país foi reprimido a tiros pelos talibãs. Para entender melhor o que acontece hoje, relembre o que aconteceu ao longo dos 20 anos da guerra do Afeganistão.

O que mais você precisa saber hoje

Código Eleitoral. Proposta proíbe divulgação de pesquisas na véspera e no dia da eleição; entenda

Impostos. Decisão do STF sobre “tese do século” gerou R$ 358 bilhões para empresas, diz estudo

Doutrinação. Prova de escola pública induz alunos a afirmarem que Bolsonaro é o culpado pelas mortes por Covid no Brasil

Ditadura. Cuba censura novela brasileira que fala em democracia

Colunas e artigos

Censura do TSE. Bárbara, do canal Te Atualizei, foi um dos alvos do pedido de desmonetização feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra canais de direita. Cristina Graeml conversou com ela sobre mais esse episódio de censura. Madeleine Lacsko questiona os critérios do Twitter, que bane Donald Trump, mas não o talibã. Em artigo, o historiador Victor David Hanson diz como a loucura progressista afeta a vida cotidiana.

Para inspirar

Educar para as virtudes. Contribuir para a criação de bons hábitos nos filhos é, sem dúvida, uma das maiores preocupações dos pais. Mas é preciso ter em mente que criar bons hábitos significa, na verdade, desenvolver as virtudes e vencer os vícios. E isso vai muito além daquilo que qualquer curso pode ensinar, como destaca Lorena Lafraia, do Sempre Família. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]