• Carregando...
Gilmar Mendes quase liberta Lula e Bolsonaro publica mais decretos sobre armas
| Foto: Paixão

Bom dia!

A 2.ª Turma do STF aceitou o pedido da defesa de Lula e analisou nesta terça-feira os dois habeas corpus que poderiam libertar o ex-presidente. O primeiro foi rejeitado; o segundo, adiado, já que o ministro Gilmar Mendes insistiu em votar não o habeas corpus, mas uma medida liminar para colocar Lula em liberdade enquanto o julgamento não terminasse. A proposta foi rejeitada por 3 votos a 2. E Lula continua preso.

Opinião da Gazeta

No editorial de hoje, a Gazeta do Povo comenta o julgamento do habeas corpus de Lula:

"O que Mendes, crítico ferrenho de Moro e da Operação Lava Jato, sugeriu era bastante conveniente para a defesa. Afinal, na melhor das hipóteses, a liminar seria deferida e Lula estaria pronto para sair da cadeia; se a liminar não prosperasse, como de fato não prosperou, o HC continuaria vivo para ser julgado mais adiante."

Imagem do dia

A cápsula Soyuz MS-11 transportando a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) – a astronauta da Nasa Anne McClain, o cosmonauta russo Oleg Kononenko e David Saint-Jacques, da Agência Espacial Canadense – pousa em uma área remota do Cazaquistão, em 25 de junho. Foto: Alexander NEMENOV / AFP
A cápsula Soyuz MS-11 transportando a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) – a astronauta da Nasa Anne McClain, o cosmonauta russo Oleg Kononenko e David Saint-Jacques, da Agência Espacial Canadense – pousa em uma área remota do Cazaquistão, em 25 de junho. Foto: Alexander NEMENOV / AFP| AFP

Aprofunde-se

Você sabe o que é “lugar de fala”? O termo está bastante presente nos discursos de correntes que defendem, ou pelo menos dizem defender, as minorias. Contudo, uma análise mais aprofundada do seu conceito revela apenas uma submissão servil e irrefletida a pensadores niilistas europeus. O nosso colunista Paulo Cruz explica tudo sobre o assunto.

Lá fora

As tensões entre EUA e Irã aumentaram e causaram uma troca de provocações entre os líderes dos dois países no começo desta semana. Após novas sanções americanas contra Teerã, o presidente Hassan Rouhani sugeriu que Trump teria um problema mental, dizendo que suas ações são "mentalmente retardadas". Já Trump disse que os EUA responderão a qualquer ataque vindo do Irã com força "grande e esmagadora", que poderia até mesmo "obliterar" algumas áreas.

O ex-chefe da inteligência de Maduro revela os segredos do ditador venezuelano. Manuel Ricardo Figuera foi um leal apoiador de Nicolás Maduro e participou do levante cívico-militar da oposição em 30 de abril. Quando o levante fracassou, ele buscou refúgio na Colômbia. Agora, nos EUA, aumenta as acusações sobre o regime. Conheça os segredos do chavismo revelados por ele.

Para começar o dia inspirado

O trabalho dos médicos por si, muitas vezes, já é inspirador, mas a obstetra Danysa Nascimento de 43 anos foi além: criou uma ação voluntária que mudou a vida de muitas gestantes carentes. Ela começou a juntar itens doados por pacientes da rede particular e distribuir às mulheres atendidas pelo SUS. A ação começou em 2012 no município de Biritiba Mirim, no interior de São Paulo, e desde então já conseguiu distribuir mil enxovais. Quem conta essa bela história é a Raquel Derevecki.

As dicas que só a Gazeta traz

E para aqueles que estavam estranhando o calor deste inverno, saibam que vem frente fria por aí. Preparem-se e tenham uma ótima quarta-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]