• Carregando...
Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é o destaque na sétima rodada de concessão de terminais aéreos, marcada para o dia 18.
Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é o destaque na sétima rodada de concessão de terminais aéreos, marcada para o dia 18.| Foto: Divulgação/Ministério da Infraestrutura

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O governo federal realiza nesta quinta-feira (18) o leilão da sétima rodada de concessões de aeroportos à iniciativa privada, com a venda de 15 terminais pelo país. Entre eles está o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos mais movimentados do Brasil. A previsão é de que a operação renda R$ 7,2 bilhões em investimentos privados, elevando para 49 o total de unidades sob administração privada na atual gestão. Veja quais serão os aeroportos leiloados e os investimentos previstos em cada um.

Lei de Improbidade. O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento que discute a possível retroatividade na Lei de Improbidade Administrativa. Os ministros que já votaram adotaram entendimentos diferentes entre si, com várias nuances.

Política, Economia e Mundo

Bolsonaro em campanha. Em sua primeira semana de campanha, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou clara sua prioridade: a região Sudeste do país. Entenda qual é a estratégia. A nova pesquisa PoderData mostrou que ele cresceu entre beneficiários do Auxílio Brasil.

Lula em campanha. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com empresários e falou em criar um ministério para pequenas e médias empresas e “enquadrar” o Banco do Brasil. Saiba ainda o que a campanha petista tem feito para angariar o apoio de servidores públicos.

Giro pelo mundo. Com a inflação caminhando para os três dígitos, o governo argentino decidiu cortar subsídios e aumentar as contas de luz, gás e água. Na Venezuela, o programa Volta à Pátria, que incentiva a repatriação voluntária, se mostrou mais um fracasso da ditadura de Nicolás Maduro.

Opinião da Gazeta

Alexandre de Moraes à frente do TSE. O desenho definitivo do pleito de outubro está finalmente completo. Após a escolha dos candidatos nas convenções e a formalização das candidaturas por meio da solicitação dos registros, a formação final do Tribunal Superior Eleitoral está consolidada com a posse de Alexandre de Moraes na presidência do órgão. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O desafio de Alexandre de Moraes e dos demais ministros é o de respeitar a liberdade de expressão em seu sentido autêntico, sem “inventar” crimes eleitorais sem previsão legal, sem coibir discursos que deveriam ser livres, ainda que contundentes, sem aplicar penas desproporcionais que fraudem a vontade popular.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Covid-19. Cloroquina provavelmente ajudou na pandemia, conclui reanálise dos melhores dados

Diversidade. Candidatos negros e pardos, de diferentes ideologias, são a maioria nas eleições 2022

Educação. “Como melhorar os cursos de licenciatura? Fechando”, diz especialista

Futebol. Athletico perde para o Flamengo e dá adeus à Copa do Brasil

Colunas e artigos

A dinâmica do voto cristão. A separação institucional de Estado e Igreja no campo político é ponto pacífico entre direita e esquerda no Ocidente organizado. Na prática, porém, essa distinção não é tão óbvia e acentuada, como explica o artigo de Pedro Henrique Alves.

Paulo Polzonoff Jr. questiona: por que a esquerda não quer ser associada a ideias de esquerda?

Daniel Lopez explica por que alguns bilionários financiam a esquerda.

Para inspirar

Pais mais próximos dos filhos. A pandemia de Covid-19 trouxe diversos aprendizados para famílias, empresas, profissionais e, principalmente, para as crianças. Entre eles, criar e fortalecer os vínculos familiares. O Sempre Família mostra se o isolamento fez pais e filhos se aproximarem mais.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]