• Carregando...
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga: situação atual “não implica em decisões emergenciais”.
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga: situação atual “não implica em decisões emergenciais”.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Teve início nesta quinta-feira (23) a consulta pública organizada pelo Ministério da Saúde sobre a vacinação contra a Covid-19 em crianças. Ao comentar o procedimento, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reafirmou que não há pressa para uma definição sobre o assunto, mesmo com a aprovação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com ele, o atual patamar de mortes de crianças em decorrência da Covid “não implica em decisões emergenciais”.

Imunização obrigatória. O Equador se tornou o primeiro país da América Latina a declarar obrigatória a vacinação contra a Covid. A decisão foi tomada em razão do aumento no número de casos da doença.

Elogio às vacinas. Nos Estados Unidos, o ex-presidente Donald Trump elogiou as vacinas contra a Covid e destacou que os não vacinados são os que ficam muito doentes. Veja o que disse o ex-mandatário.

Política, Economia e Utilidade pública

Auditores em greve. Em assembleia realizada nesta quinta, auditores da Receita Federal decidiram entrar em greve em protesto ao reajuste salarial restrito a policiais, previsto no Orçamento de 2022. Saiba quando a paralisação deve começar e como afetará os serviços.

Números da economia. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, fechou 2021 em 10,42%. É a maior taxa desde 2015. Na geração de empregos, novembro terminou com um saldo de mais de 324 mil postos com carteira assinada.

Giro pelo mundo. Após a derrota para a esquerda na eleição presidencial, a direita chilena busca novos rumos e debate que caminho seguir para se recuperar. A Universidade de Hong Kong removeu o memorial às vítimas do massacre na Praça da Paz Celestial.

Nossa visão  

Contas púbicas e credibilidade. Neste 2021 que termina com vários indicadores econômicos bastante preocupantes – inflação, dólar e juros em alta; e desemprego ainda persistente, embora em trajetória de queda –, há alguns números que merecem destaque no campo positivo: o aumento da arrecadação, a melhoria no resultado primário e a redução na dívida pública como proporção do PIB. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

Há forte chance de o resultado consolidado de 2021 ser bem melhor que as previsões feitas no início do ano, embora as explicações para tal estejam também nos indicadores ruins, mostrando que a recuperação não se baseia apenas em fatores virtuosos e que o mercado financeiro tem razão quando continua a desconfiar da saúde fiscal brasileira.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Cultura. Comunistas, burocratas, politicamente corretos: por que tantos querem cancelar o Natal?

Julgamento em 2022. Com André Mendonça, STF vai julgar se pessoas com menos de 25 anos podem se esterilizar

Perspectivas. Quais caminhos o vice-presidente Mourão pode trilhar na disputa eleitoral de 2022

Congresso. Quem são os cotados para assumir a liderança do governo no Senado

Colunas e artigos

Papai Noel nas barbas da Justiça. Entre tantos filmes clássicos de Natal, “Milagre na Rua 34” tem uma história peculiar: um homem que diz ser o Papai Noel de verdade é levado à Suprema Corte, que deverá decidir sobre o assunto. O podcast Quarentena Cult debate o filme e sua relação com os dias atuais.

J.R. Guzzo mostra que a aliança entre Lula e Geraldo Alckmin tem nome: oportunismo.

Luís Ernesto Lacombe faz um balanço dos abusos cometidos pelo STF em 2021.

Para inspirar

Um pedido de Natal diferente. Na hora de pedir o presente de Natal, a maioria das crianças quer um brinquedo. Mas esse não foi o caso de Emanuelly da Luz Rodrigues, que pediu ao Papai Noel uma cadeira de rodas para o vizinho, que tem problemas de locomoção. Acompanhe essa história no Sempre Família. Feliz Natal!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]