• Carregando...
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sorrindo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou projeto de lei para regulamentar trabalho de aplicativos que propõe sindicalização| Foto: Juan Ignacio Roncoroni / EFE

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O presidente Lula enviou ontem ao Congresso Nacional um projeto de lei complementar que regulamenta o trabalho de transporte por aplicativos. O texto prevê um pagamento mínimo por hora trabalhada, além de uma contribuição previdenciária obrigatória, recolhida pelas empresas, e a criação de sindicatos da categoria. Entenda como será a tramitação do texto.

Troca de favores. A parceria entre Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira, parece ter voltado aos trilhos em 2024. Mesmo assim, ainda há pendências que precisam ser resolvidas. Saiba quais.

Julgamento. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, disse que o julgamento da Corte sobre drogas não vai descriminalizar "coisa alguma". "O que o STF vai decidir é qual quantidade deve ser considerada para tratar como porte ou como tráfico", afirmou Barroso.

Política, Economia e Mundo

Operação sigilosa. Fernandinho Beira-Mar, líder do Comando Vermelho, foi transferido no sábado para a penitenciária de segurança máxima de Catanduvas (PR). Ele estava no presídio de Mossoró (RN), que registrou a primeira fuga do sistema federal em fevereiro.

Crises na Saúde. Nísia Trindade, ministra da Saúde, tem recebido críticas até mesmo de aliados do governo. A epidemia de dengue e a nota técnica pró-aborto publicada (e depois revogada) na semana passada aumentaram a pressão e a cobiça do Centrão pelo cargo.

Giro pelo mundo. Nos EUA, a Suprema Corte reverteu uma ordem judicial do Colorado e decidiu que Donald Trump pode concorrer nas eleições de novembro. O Parlamento da França aprovou, ontem, a inclusão do "acesso ao aborto" na Constituição do país.

Opinião da Gazeta

O Mercosul em crise. O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em março de 1991, quando Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai se reuniram e os respectivos presidentes firmaram o Tratado de Assunção. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Como ideia de integração regional benéfica para os países-membros, o Mercosul é defensável e deveria ser levado adiante. O empecilho está nas enormes disparidades entre membros, atualmente agravadas por substanciais diferenças de ideologia política.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Investigação. Quem é o brasileiro suspeito de planejar ataques a judeus por ordem do Hezbollah

Consulta pública. Senado já registra mais de 482 mil votos favoráveis a projeto que anistia presos do 8/1

Disputa global. Empresas e países travam “guerra” por baterias mais eficientes para carros elétricos

Presidente do PT. Gleisi diz que Lava Jato fez Bolsonaro e “por pouco” não reinstaurou ditadura no país

Colunas e artigos

O mérito é de Lula? O governo comemora o crescimento de 2,9% no PIB em 2023. Mas até que ponto o resultado pode ser atribuído às políticas de Lula? Leia a opinião de Diogo Schelp.

J.R. Guzzo analisa a nota do Ministério da Saúde sobre o aborto nos casos de estupro.

Rodrigo Constantino fala sobre o ditador Nicolás Maduro e sua relação com Lula.

Para inspirar e alegrar

Novos ares para os idosos. No Paraná, um projeto do governo estadual pretende incentivar idosos a viajar. Quem tem mais de 60 anos poderá conhecer novos lugares gratuitamente, em roteiros de até quatro dias.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]