• Carregando...
vacina covaxin
Frascos da vacina Covaxin.| Foto: Bharat Biotech/Divulgação

Para começar este resumo de notícias. Em meio às denúncias de irregularidades surgidas nos últimos dias, o Ministério da Saúde decidiu suspender “temporariamente” o contrato de compra da vacina indiana Covaxin. Em fevereiro deste ano, o governo brasileiro fechou contrato de R$ 1,6 bilhão para aquisição inicial de 20 milhões de doses. Segundo o ministério, a suspensão atende a uma recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU). O ministro da CGU, Wagner Rosário, informou que se trata de uma medida “simplesmente preventiva” e que abriu uma investigação sobre o contrato para “análises mais aprofundadas”.

Propina. O representante da empresa Davati Medical Supply, Luiz Paulo Dominguetti Pereira, afirmou ao jornal Folha de S.Paulo que recebeu pedido de propina de US$ 1 por dose de vacina em troca de fechar contrato com o Ministério da Saúde.

CPI. O caso Covaxin será um dos assuntos na CPI da Covid, que deve deliberar sobre convocações relacionadas às denúncias. Nesta quarta (30), a comissão ouve o empresário Carlos Wizard, citado como um dos integrantes do “gabinete paralelo”.

Utilidade pública

Bandeira vermelha. A bandeira vermelha 2, que sinaliza o patamar mais caro da energia, terá aumento de 52% a partir de julho. O reajuste foi definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para afastar o risco de racionamento no país. E tem mais: o adicional deve voltar a ser impactado em breve por uma revisão nos parâmetros de cálculo das bandeiras tarifárias.

Vacinação em crianças. Pesquisadores do laboratório chinês Sinovac divulgaram dados indicando que a vacina Coronavac se mostrou segura em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos de idade. No Rio de Janeiro, gestantes que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca poderão tomar a segunda dose da Pfizer.

Atualização. O Brasil registrou mais 1.893 mortes por Covid-19 e 64.903 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 18.513.305 diagnósticos positivos e 515.985 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 71.291.563 com a primeira dose e 25.622.366 com a segunda.

Política e economia

STF x Lava Jato. A declaração da suspeição do ex-juiz Sergio Moro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já começou a anular todo um esforço de sete anos empreendido pela força-tarefa da Lava Jato. Leonardo Desideri explica como isso vem acontecendo..

Eleições 2022. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara para julho uma viagem ao Nordeste, a primeira com o intuito de selar acordos com vistas às eleições de 2022. Wesley Oliveira mostra que a ideia é responder à ofensiva do presidente Jair Bolsonaro na região. Quem pode entrar na disputa presidencial é o apresentador José Luiz Datena, que encaminha filiação ao PSL.

Giro pelo mundo. Cuba está sofrendo com uma preocupante escassez de medicamentos, deixando a população vulnerável a doenças como artrite e sarna. País com pior desempenho no combate à Covid-19, a Argentina impôs novas restrições. O ex-presidente da África do Sul, Jacob Zuma, foi condenado a 15 meses de prisão.

O que mais você precisa saber hoje

Judiciário. STF e CNJ definem normas sobre atendimento a LGBTs no SUS e na Justiça

Comunismo. A “brincadeira” de Jandira Feghali não é surpresa: o PCdoB nasceu stalinista

Comércio exterior. Recorde, exportação do agronegócio poderia ser maior se não fosse a falta de contêineres

Relatório. Pandemia: evasão escolar e problemas de saúde em crianças aumentam na América Latina

Colunas e artigos

Hora do Strike. A Gazeta do Povo estreia na próxima segunda-feira (5) o programa Hora do Strike, comandado pela jornalista Cristina Graeml com a participação dos comentaristas Kim Paim e Gustavo Gayer. Conheça o programa. Thaméa Danelon explica quem pode investigar o presidente da República. Em artigo, Álvaro Vargas Llosa analisa a mensagem sombria que a ditadura da Nicarágua transmite ao mundo.

Nossa visão  

Direito ao aborto. O Parlamento Europeu acabou de aprovar, no dia 24, uma moção que afirma que eliminar um ser humano indefeso e inocente é um “direito humano”. Um relatório do croata Predrag Matić que inclui o aborto na lista dos “direitos humanos” teve apoio de 378 eurodeputados, contra 255 parlamentares favoráveis à vida e 42 que se abstiveram. Tema para o nosso editorial: A União Europeia e o erro do aborto como “direito humano”.

Apenas uma concepção muito distorcida do que seja um “direito humano” pode tratar como violência a proteção da vida dos mais indefesos e inocentes dos seres humanos, relativizando assim o mais básico dos direitos humanos, o direito de viver. Ainda que outros direitos invocados no debate sobre o aborto – como o direito à liberdade e à privacidade – sejam importantes, eles não prevalecem quando colocados em uma balança que tem do outro lado o direito à vida.

Para inspirar

Amor pelo futebol. Narayana Cardozo tinha 15 anos quando um fato trágico nos arredores de um estádio de futebol fez ela perder a visão do olho esquerdo. O amor ao time de coração, o Paraná Clube, ajudou-a a superar o trauma e seguir acompanhando o esporte. Luana Kaseker conta essa história. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]