Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Direita engajada para 2026

Julgamento de Bolsonaro será marcado em breve. Estudantes impedidos de cultuar em universidade. O encontro de Trump e Putin

Moraes pede a Zanin para marcar julgamento de Bolsonaro
Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus da ação sobre a suposta tentativa de golpe ocorrerá na Primeira Turma do STF. (Foto: EFE/Andre Borges)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Alexandre de Moraes pediu, nesta quinta-feira (14), ao presidente da Primeira Turma do STF, Cristiano Zanin, para marcar a data do julgamento de Bolsonaro e de outros sete réus do “núcleo 1” da suposta tentativa de golpe de Estado. A expectativa é que o julgamento ocorra em setembro. Saiba mais sobre o processo.

Impedidos de cultuar. Estudantes foram expulsos de uma área externa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ao realizar um culto evangélico, em Porto Alegre. Segundo o líder do grupo, um dos seguranças da instituição o “puxou pelo braço e disse, de forma ríspida, que não faríamos o culto ali”. 

Encontro decisivo. Donald Trump e Vladimir Putin se reúnem nesta sexta-feira (15) na base militar Elmendorf-Richardson, no Alasca. A intenção é discutir a guerra na Ucrânia. Mas o que podemos esperar desse encontro?

Política, Economia e Mundo 

Defende regulação

Manuela d’Ávila teve sua conta no Instagram restrita pela Meta, após associar a adultização infantil nas redes sociais, ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à “extrema direita”.

Direita no comando

As articulações da direita para as eleições de 2026, com especial foco em conquistar a maioria no Senado, têm sido impulsionada pela resistência de Alcolumbre em pautar o pedido de impeachment de Moraes.

Parceria obscura

O STF do Brasil e a Suprema Corte da China vêm estreitando cada vez mais uma parceria de cooperação de informações e uso de tecnologias. E isso,  sobretudo, de Inteligência Artificial (IA) entre os dois países.Porém, no que exatamente consiste a parceria, o STF não diz.

Opinião da Gazeta 

Estados Unidos ajudam a recordar a verdade sobre o Mais Médicos. Nesta quarta-feira (13), o governo norte-americano cancelou vistos de cubanos e cidadãos de outras nações; todos eles têm em comum o fato de terem participado de programas de envio de médicos de Cuba para outros países. Veja um trecho da opinião da Gazeta: 

O governo Dilma desenhou, em conluio com a Opas e a ditadura cubana, uma forma de financiar o regime comunista por meio da exploração do trabalho de profissionais da área médica

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje 

Inquérito. PF inclui Malafaia em investigação contra Bolsonaro e Eduardo; pastor diz não ter medo

Sem efeitos práticos. Projeto de deputada do PSOL contra Lei Magnitsky é inútil

Drible fiscal. Governo volta à contabilidade criativa ao tirar parte do auxílio do tarifaço da regra fiscal

Nota conjunta. CNBB e CFM repudiam legitimação da assistolia fetal no Brasil

Colunas e artigos 

A beleza salvará o mundo: é preciso o renascimento da arquitetura. Apesar da feiura frequentemente vista no mundo e da corrupção moral que corrompe as mentes e os atos dos homens, a crença de que a beleza é um caminho para a salvação persiste. Leia o artigo de Ella Yates, membro do Acton Institute.

Alexandre Garcia comenta sobre o encontro de Trump e Putin que vai acontecer nesta sexta-feira (15), no Alasca

Danilo de Almeida Martins diz que o governo Lula é totalmente contra a adultização de crianças, e explica o motivo

Para inspirar e alegrar 

Os 10 melhores filmes de guerra disponíveis para ver agora mesmo. Escolher os 10 melhores filmes de guerra não é tarefa fácil, mas mesmo assim nossa equipe de Cultura encarou o desafio. Confira as sugestões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.