• Carregando...
Kirchner e a CPMF: os fantasmas do passado estão de volta?
| Foto: Paixão

Bom dia!

A proposta de reforma tributária formulada pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) deve ser apresentada nesta semana. Giulia Fontes elenca o que deve fazer parte da proposta – que inclui a ressurreição da CPMF, agora com outro nome.

Opinião da Gazeta

No editorial desta terça (13), a Gazeta do Povo comenta o resultado das primárias para a Presidência da Argentina:

Se a insatisfação com Macri é compreensível, por outro lado é impossível de entender por que os argentinos estão escolhendo, como possível solução, a autora da crise que Macri herdou e não conseguiu debelar, ainda mais quando ela tem contra si diversas acusações e processos judiciais por corrupção.

Imagem do dia

Dois filhotes de leão branco, Nala e Simba, nasceram no final de julho na associação "Caresse de Tigre" em La Mailleraye-sur-Seine, noroeste da França.
Dois filhotes de leão branco, Nala e Simba, nasceram no final de julho na associação "Caresse de Tigre" em La Mailleraye-sur-Seine, noroeste da França.| Lou Benoist/AFP

Lá fora

O resultado das primárias argentinas surpreendeu até mesmo a chapa vencedora, de Alberto Fernández e Cristina Kirchner, que não esperava uma vantagem de 15 pontos percentuais em relação ao presidente Mauricio Macri, candidato à reeleição. Bolsonaro falou em "relação conflituosa" com o governo se a chapa de oposição vencer. Saiba como pode ser a possível volta do kirchnerismo ao país vizinho.

Aprofunde-se

Gazeta do Povo publica com exclusividade no Brasil um ensaio do filósofo britânico Roger Scruton. Fique com um trechinho:

"O perdão e a ironia estão na essência da nossa civilização. Eles são nossos maiores orgulhos e nosso principal meio de desarmar nossos inimigos. Eles dão sustentação ao nosso conceito de cidadania como algo fundamentado no consentimento. E o perdão e a ironia se manifestam na nossa concepção das leis como um meio de resolver conflitos encontrando a solução mais justa para eles."

  • A Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que dá as diretrizes dos currículos das escolas em todo o país, afirma que devem ser desenvolvidas nos alunos não apenas as competências cognitivas, mas as socioemocionais. Eleni Kronka conversou com a especialista em Educação Simone André para entender que habilidades são essas e como é possível desenvolvê-las.

As dicas que só a Gazeta traz

O purê de batatas é sucesso garantido na mesa, mas não se engane: é preciso estar atento a alguns detalhes para fazer um purê perfeito. O chef Felipe Miyaki contou a técnica dele para Ledinara Batista, no Bom Gourmet.

Para começar o dia inspirado

“Parecia uma bateria de escola de samba”. Assim foi a experiência de Anieli quando ouviu os coraçõezinhos dos seus quíntuplos pela primeira vez. Ela está com seis meses de gestação, mas o útero já tem o tamanho de 40 semanas. Ela e o marido, Luís Fernando, tiveram que se mudar temporariamente de Chopinzinho para a região de Curitiba para poder ter um acompanhamento médico adequado. Mas eles precisam de ajuda para conseguir dar conta dos cinco depois daquela que deve ser a primeira gestação de quíntuplos bem-sucedida da história do Paraná. Giselle Ulbrich conta a história do casal e explica como ajudar.

Tenha uma excelente terça-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]