• Carregando...
Lava Jato versus PGR: STF de Toffoli acolheu verão da Procuradoria
Lava Jato versus PGR: STF de Toffoli acolheu verão da Procuradoria.| Foto: Fellipe Sampaio/STF

Para começar esse resumo de notícias. Em pleno recesso do judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, acolheu um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou que as forças-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo entreguem à PGR todas as informações obtidas pela operação.

O que alega a PGR. Vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques reclamou ao Supremo que os procuradores da Lava Jato resistiram a ceder informações. Em ofício enviado em maio, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu que a Lava Jato enviasse à PGR cópias de dados eleitorais, de movimentações financeiras internacionais, declarações de impostos de renda e base consolidadas de informações.

A versão da Lava Jato. A polêmica ganhou força quando, em junho, a subprocuradora-federal da República, Lindôra Araújo, teria feito uma “manobra” para acessar o banco de dados da Lava Jato de Curitiba. Os procuradores abriram reclamação à Corregedoria do Ministério Público Federal (MPF). Alegaram que a PGR tentou obter dados “sem prestar informações sobre a existência de um procedimento instaurado, formalização ou escopo definido”. Em nota, a Lava Jato diz que cumprirá a decisão, mas lamenta que a decisão de Toffoli "inaugure orientação jurisprudencial nova e inédita”; veja na íntegra da nota.

Tire suas conclusões. O presidente do Supremo defendeu o recebimento das informações pela Procuradoria-Geral da República por alegar que o MPF é uma “instituição una”. Confira a justificativa de Dias Toffoli para acolher o pedido da PGR, leia na íntegra a decisão e entenda na reportagem de Olavo Soares, correspondente em Brasília: A Lava Jato está em risco com a decisão do STF em ceder informações à PGR? Veja a resposta.

Utilidade pública: além da Lava Jato, PGR e STF

Pico da pandemia. Uma atualização da plataforma de ciências de dados em saúde Funcional Health Tech prevê o pico da pandemia de Covid-19 para cada um dos estados brasileiros. Confira na reportagem de Roger Pereira quais serão os dois últimos estados a saírem da pandemia, segundo a projeção - spoiler: ficam no Sul do país. Aproveite e veja as explicações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a disseminação de coronavírus pelo ar.

Vítimas diretas e indiretas. O último boletim do Ministério da Saúde indica o registro de 42.619 infectados e 1.220 mortos pela Covid-19 em 24 horas. São 1.755.779 casos confirmados e 69.184 óbitos no país. No mundo, são mais de 12 milhões de casos confirmados e 552 mil mortes. Com base em dados das Nações Unidas (ONU), a ONG Oxfam também fez um alerta: 12 mil pessoas podem morrer de fome diariamente por causa da pandemia.

Politização de remédios e fake news. Em debate da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná, foi apresentada uma proposta de tratamento precoce e preventivo à Covid-19 com uso de hidroxicloroquina e azitromicina nos primeiros sintomas. O médico cirurgião que apresentou a proposta e o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, respectivamente, apresentaram argumentos pró e contra a hidroxicloroquina: tire suas conclusões. O jornalista Jean Pecharki mostra ainda como a desinformação sobre a Covid-19 faz mal à saúde.

Política e economia

Quarentena forçada. Direto de Brasília, a repórter Isabel Paz mostra como a quarentena forçada do presidente Jair Bolsonaro – que contraiu coronavírus e, segundo nota do Planalto, apresenta boas condições de saúde – deve ampliar a política de pacificação do Planalto com Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e aliados do próprio governo. Dois exemplos são a troca de vice-líderes do governo da Câmara e a decisão sobre o novo ministro da Educação.

Fake News. Após o Facebook bloquear contas na mídia social e no Instagram suspeitas de estarem ligadas a assessores do PSL e da família Bolsonaro, a CPMI das Fake News quer ter acesso ao material. Já o PT teve nove contas bloqueadas pelo WhatsApp por disparos em massa. Quanto ao inquérito das fake news que corre no STF, 100 mil assinaram abaixo assinado contrário; leia na reportagem de Leonardo Desideri, de Brasília.

Crise nas aéreas. A Latam Airlines Brasil passou a integrar o processo de recuperação judicial da companhia nos EUA. O pedido é apenas um dos reflexos da crise provocada pela pandemia. Com demissões e pedido de recuperação, as aéreas negociam um socorro do governo via BNDES; entenda na reportagem de Giulia Fontes. No que depender dos Estados Unidos para os brasileiros voltarem a voar para o exterior, o secretário de Estado, Mike Pompeo, disse que o fim da proibição de viagens do Brasil aos EUA será baseada “na ciência e razão, não em política”.

Giro pelo mundo. As relações entre EUA e China seguem estremecidas. O Tesouro norte-americano impôs sanções contra quatro cidadãos chineses e contra o escritório de Segurança Pública de Xinjiang. Na fronteira da China com a Índia, imagens de satélite mostram o recuo de tropas. Na Coreia do Sul, o prefeito de Seul foi encontrado morto.

O que mais você precisa saber hoje

Minuto Coronavírus e Podcast 15 Minutos

Colunas e artigos

Debates pandêmicos. A Venezuela acaba de adotar uma quarentena mais restritiva para frear o coronavírus. Oficialmente, o governo do ditador Nicolás Maduro diz que são 8 mil casos e 70 mortes. Mas pode ser muito mais. A Gazeta do Povo traz um vídeo explicativo sobre o avanço do coronavírus na Venezuela. Mudando de assunto, mas ainda tratando sobre a pandemia: Mauro Cezar Pereira apresenta e comenta o novo calendário do futebol com jogos entre Natal e Ano Novo. E se você costumar aplicar suas economias, o estrategista-chefe da Clear Corretora, Roberto Indech, adianta como uma segunda onda da Covid-19 afetaria os investimentos.

Para ler (e ouvir) no fim de semana. Até recentemente, vigorou na China a política do filho único, com esterilizações forçadas, abortos, abandono de recém-nascidos, infanticídios e tráfico humano. Leia no texto de Gabriel Castro sobre o método chinês e o documentário “One Child Nation”, que denuncia a política do filho único. O tema também é abordado no Podcast Quarentena Cult. Aproveite ainda para ler a nova crônica de Paulo Polzonoff: Sêneca na feira que não é mais livre: a virtude está barata, mas ninguém quer comprar.

Nossa visão

Agenda econômica. Em uma demonstração de que a equipe econômica pretende retomar a pauta de longo prazo, o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, declarou em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo que os próximos 18 meses serão marcados por reformas. Ele elencou mais de uma dezena de ações que têm como objetivo melhorar o ambiente de negócios e destravar investimentos. Saiba mais e veja nossa visão no novo editorial da Gazeta do Povo.

Embora o equilíbrio das contas públicas continue presente no discurso da equipe econômica, é problemática a ausência de uma reforma administrativa na agenda dos próximos meses. Prometida em diversas ocasiões, a alteração na contratação, remuneração e carreira do funcionalismo será crucial para o equilíbrio das contas públicas no longo prazo. Essa é a principal despesa de estados e municípios e a segunda maior da União (atrás apenas da Previdência). 

Para inspirar

Voluntários na pandemia.  Líder da Pastoral da Criança há três anos, Jéssica Cecília dos Santos, acompanha 10 crianças de sete famílias de Almirante Tamandaré (PR), além de monitorar a saúde dos pequenos, levam roupas, cestas básicas e carinho às famílias. Durante a pandemia a rotina mudou. Repórter da Equipe Sempre Família, Lucian Haro explica como o trabalho da Pastoral segue firme durante a pandemia.

Aproveite o fim de semana para colocar em dia suas leituras da Gazeta do Povo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]