• Carregando...
O ex-presidente Lula na abertura do Congresso Nacional do PT
O ex-presidente Lula na abertura do Congresso Nacional do PT| Foto: Ricardo Stuckert/PT

Bom dia!

Para começar. Mesmo depois de sair da prisão, o ex-presidente Lula continua proibido de disputar eleições por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa. O petista deixou a cadeia graças ao Supremo Tribunal Federal, que considerou inconstitucional a prisão em segunda instância. A decisão, porém, não absolveu Lula de nenhuma condenação na Lava Jato. Agora, o STF vai julgar um recurso do ex-presidente que pede a anulação dos processos conduzidos pelo ex-juiz Sergio Moro. Clique aqui para acessar a reportagem da correspondente Kelli Kadanus.

Veja também nosso editorial “Sergio Moro, o STF e o golpe mortal na Lava Jato”: o que definiu o veredito no caso do tríplex não foi uma predisposição do magistrado contra o réu, mas o irrefutável robusto conjunto probatório levantado pela força-tarefa.

Os atos processuais invocados pela defesa de Lula como evidência da “parcialidade” de Moro se deram todos de acordo com a lei

Na segunda-feira (25), Lula teve nova derrota no STF, que confirmou julgamento do caso sítio de Atibaia.

Esquerda arma guerra ao pacote econômico de Bolsonaro. A oposição ao governo de Jair Bolsonaro vai tentar fechar o ano – e iniciar 2020 – bloqueando o avanço das reformas de pacto federativo e da administração pública. Para isso, espera contar com o apoio de forças de centro e do “fogo amigo” do governo. Leia na reportagem do correspondente Olavo Soares.

Por falar em PEC do Pacto Federativo, a proposta acaba com o reajuste anual do salário de servidor público. Os detalhes estão na reportagem de Giulia Fontes.

O mais importante de ontem no Brasil

Economia

Nossa opinião. Nosso editorial destaca a lenta retomada do emprego, que entrou em uma rota mais consistente, mas ainda assim lenta para um país com milhões de cidadãos ainda sem trabalho:

A pobreza e o desemprego são os maiores dramas sociais decorrentes de uma crise econômica

Novo pacote. Bolsonaro pediu um “pacote social” para o ministro Paulo Guedes - e pelo menos três razões elevaram a preocupação do presidente com a agenda social. Confira na reportagem.

Mundo

Suspense no Uruguai. O resultado oficial do segundo turno da eleição presidencial de domingo (24) levará mais alguns dias para ser conhecido. Com uma margem apertadíssima entre os dois candidatos, a Corte Eleitoral adiou o anúncio do vencedor para depois da contagem dos "votos observados". Confira como foi a dramática apuração.

Quem está à frente é o candidato do partido de centro-direita, Luis Lacalle Pou, que pode desbancar a esquerda, que está na presidência há 15 anos. Mas a chegada de Lacalle Pou ao poder pode não significar uma guinada tão forte à direita. Entenda por quê.

Outra disputa. Em outra eleição, o resultado não deixou margem para dúvidas. Em Hong Kong, após meses de protestos, os partidos pró-democracia tiveram uma vitória avassaladora.

Para inspirar 

O ensino médio do Espírito Santo é o melhor do Brasil, segundo o mais recente Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Poucos anos atrás, o cenário era bem diferente. O segredo? Clique aqui para ler a reportagem de Tiago Cordeiro.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]