Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
Câmara e Senado vêm protagonizando uma disputa sobre o rito para tramitação de medidas provisórias. E quem entrou no jogo agora foi o presidente Lula e seus aliados. Eles temem uma vitória do presidente da Câmara, Arthur Lira, que passou a concentrar mais poder com o modelo atual, influenciando o poder de barganha dos deputados junto ao governo. Entenda a discussão.
Mais poder a Rui Costa. Tendo de lidar com ruídos dentro do governo, Lula tenta colocar um freio em seus ministros ampliando os poderes de Rui Costa na Casa Civil.
Comissões para a oposição. Buscando acalmar os ânimos da oposição, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, avalia criar mais comissões permanentes. Saiba os motivos.
Política, Economia e Mundo
Torres depõe no TSE. Em depoimento ao TSE, o ex-ministro Anderson Torres disse desconhecer a autoria da minuta do decreto de intervenção, classificando o texto como “folclórico” e “lixo”.
Crise na esquerda latina. Após vencer várias eleições presidenciais na América Latina, a esquerda dá sinais de desgaste, penando para aprovar suas propostas de reformas.
Giro pelo mundo. Um protesto contra a reforma da previdência na França terminou com 120 pessoas detidas. O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, destituiu a embaixadora no Brasil.
Opinião da Gazeta
A visão de Lula sobre a segurança pública. Para o presidente Lula, os grandes problemas da segurança pública brasileira são o preconceito, a violência de gênero e... a polícia. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
O lançamento do Pronasci dá uma boa ideia do que será a política de segurança pública do governo Lula, com a predominância do identitarismo e do discurso segundo o qual “o Brasil prende muito e prende mal”.
O que mais você precisa saber hoje
Militância de esquerda. Quem são as feministas “cristãs” que lançaram carta em defesa do aborto
Duplo pagamento. ONG que financiou pesquisa de coronavírus na China com dinheiro americano é suspeita de “roubo de verbas” públicas
Pink Floyd maculado. Nova burrada envolvendo “Dark Side” confirma: Roger Waters está sempre errado
Colunas e artigos
A igreja como um lugar sagrado. Como podemos recuperar o significado do sagrado em nossos templos e santuários? A resposta no artigo de Ducan Stroik.
J.R. Guzzo alerta: estamos a caminho de uma amputação maciça das nossas liberdades, incluindo a de expressão.
Luís Ernesto Lacombe fala das camadas de censura que vão nos proteger.
Para inspirar
Para dar boas risadas. Se você quer dar boas risadas, pegue essas duas dicas pro fim de semana: a nova série de Mel Brooks, que não poupa ninguém, e o especial de Chris Rock, um tapa de revide em Will Smith.
Tenha um bom dia e um ótimo fim de semana!