• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o Banco Central por conta da manutenção da taxa básica de juros (Selic) a 13,75% ao ano, durante a posse do economista e ex-ministro Aloizio Mercadante na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A afirmação é apenas mais uma de muitas críticas que vem fazendo à autoridade monetária neste terceiro governo. De acordo com ele, o Banco Central ainda não começou a diminuir a taxa básica de juros por falta de pressão da sociedade e dos empresários, e não por conta do cenário econômico brasileiro. Para Lula, o setor produtivo precisa “aprender a reivindicar, reclamar dos juros altos”, e que a independência da instituição não se provou eficaz. Lula também disse não existe nenhuma justificativa para que a taxa de juros esteja neste patamar. Na última reunião do Copom, na semana passada, o comitê sinalizou que o início de uma queda da Selic pode demorar mais do que o esperado pelo mercado financeiro, no começo do segundo semestre.

Ações no STF sobre yanomamis estão paradas

As imagens de crianças e idosos yanomamis em estado famélico mancharam a imagem do país e suscitaram fortes críticas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teria não só sido omisso no socorro, mas conivente com atividades ilegais que comprometem a sobrevivência dos indígenas. Há mais de um ano, porém, tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) duas ações que buscam impedir o avanço do garimpo sobre esses territórios, o que é apontado hoje como um dos principais fatores de risco para a vida desses povos na Amazônia. Até hoje essas ações não receberam uma decisão liminar, de caráter urgente, para interromper o problema. As duas ações têm como relator o ministro Kassio Nunes Marques, indicado por Bolsonaro para o STF. Elas foram apresentadas pelos partidos Rede e PV em dezembro de 2021. O objetivo é suspender autorizações, concedidas ao longo dos últimos anos pelo Conselho Nacional de Defesa (CND) e pela Agência Nacional de Mineração (ANM), para pesquisa e extração de ouro no interior ou nas proximidades de terras indígenas no Amazonas, especialmente numa região conhecida como Cabeça do Cachorro, onde habitam mais de 20 etnias. As autorizações do CND foram concedidas pelo general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), por se situarem na faixa de fronteira.

Flavio Bolsonaro denuncia Randolfe Rodrigues

O senador Flávio Bolsonaro (PL) apresentou denúncia contra o também senador Randolfe Rodrigues (Rede) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa Legislativa. De acordo com o denunciante, o parlamentar da Rede teve “conduta incompatível com os preceitos éticos e morais atinentes ao exercício do mandato”. Em 2 de fevereiro, Randolfe Rodrigues tomou o celular do youtuber Wilker Leão durante uma discussão na entrada do Senado após ser questionado sobre terrorismo e assédio político. O líder do governo Lula no Congresso afirmou ao site Poder 360 que entregou o aparelho a uma funcionária do Senado, para que fosse devolvido ao influenciador digital. Além do pedido para que a denúncia seja recebida, o senador do PL pediu a instauração de procedimento disciplinar do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Terremoto provoca mortes na Turquia e na Síria

Um terremoto de 7,8 graus de magnitude provocou perto de 3 mil mortes e deixou mais de 6 mil pessoas feridas na Turquia e na Síria na madrugada desta segunda-feira (6). O tremor foi o maior registrado no país europeu neste século e pode ser sentido em outras nações como Chipre, Iraque e Líbano. Mais de 2,4 mil pessoas foram resgatadas dos escombros na Turquia. As forças de segurança seguem trabalhando no resgate de pessoas soterradas e há relatos de pedidos de socorro por baixo dos entulhos. Mas as baixas temperaturas e nevascas, bem como o terreno montanhoso da região atrapalham esse trabalho. Para auxiliar nas buscas, a Organização das Nações Unidas (ONU) enviou equipes de resgate para ajudar as forças de segurança dos dois países. O Cazaquistão também irá enviar profissionais médicos e de socorro para a Turquia, enquanto a Rússia fará a mesma ação com a Síria.

A opinião de J. R. Guzzo, que escreve sobre o Banco Central e afirma que o órgão lotado de militantes obedientes é a nova obsessão de Lula.

E Haus te ensina a cultivar ora-pro-nóbis em casa. A planta garante beleza e ainda é fonte de nutrientes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]