
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
O carnaval de 2026 já passou há muito tempo, mas para o presidente Lula ainda não acabou. Tramita no TSE uma ação movida pela coligação encabeçada por Flávio Bolsonaro que acusa o petista de autopromoção com recursos públicos em razão do desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o atual presidente. A ação pede a cassação do registro da chapa de Lula e a declaração de inelegibilidade, mas há outras possibilidades de punição. Saiba o que pode acontecer.
Ascensão de Flávio assombra Moraes e cia. No STF, a perspectiva de uma vitória de Flávio Bolsonaro nas eleições de outubro assombra Alexandre de Moraes e seus aliados, como mostra a coluna de Renan Ramalho.
Agro responde provocação de Lula. Em plena reta final de campanha, Lula provocou um setor com o qual já tem problemas ao afirmar que o agro deveria “se ajoelhar” para ele. A resposta não veio em alto e bom tom.
Discurso na ONU. Longe dos problemas do Brasil, Lula discursou na abertura da Assembleia Geral da ONU e usou o evento para reafirmar críticas aos EUA e falar em “ingerência externa” nas eleições.
Alfinetada de Milei. Próximo daqui, na Argentina, o presidente Javier Milei usou as redes sociais para alfinetar o brasileiro, citando o déficit do governo e criticando quem vê sua gestão como exemplo.
Brasileiros menos confiantes no STF

Seis em cada dez brasileiros não confiam no STF. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo instituto AtlasIntel e que também revela o menor índice de confiança na Corte já registrada. Confira os números.
Vozes na Gazeta
Luís Ernesto Lacombe analisa a entrevista de Christiane Amanpour com a alma mais desonesta do Brasil.
Luciano Trigo questiona: os números das pesquisas precisam ser corrigidos?
Vídeo do Dia
Trump na ONU. Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, Donald Trump destacou a liderança e a força dos EUA no cenário internacional e sentenciou: “enquanto outros falavam de paz, eu fiz a paz”. Assista ao vídeo.
Marque na agenda
No próximo sábado acontece em São Paulo o casamento do filho de Alexandre de Moraes. Diante da possibilidade de manifestações, o policiamento será reforçado no local do evento.
Política, Economia e Mundo
Um “inquérito das fake news da política”? Sob a relatoria do ministro Flávio Dino, a investigação sobre emendas parlamentares pode extrapolar seu objeto inicial e se tornar um “inquérito das fake news da política”.
Mendonça avança sobre Moraes. André Mendonça pediu no STF uma investigação contra Alexandre de Moraes por abuso de autoridade e denunciação caluniosa. Moraes, por sua vez, acusa Mendonça de ilícitos que ele mesmo praticou.
PCC e CV na mira de 14 países. Seguindo os EUA, 14 países anunciaram sanções contra PCC, Comando Vermelho e outros grupos criminosos. Na China, uma rede interna persegue cristãos de “igrejas clandestinas”.
Opinião da Gazeta
Resposta de Mendonça a Moraes é chance de Fachin mostrar firmeza. André Mendonça pediu ao presidente do STF, Edson Fachin, que investigue Alexandre de Moraes. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
É Moraes, e não Mendonça, quem assume múltiplos papéis no sistema acusatório, em um verdadeiro Dr. Fantástico jurídico. É Moraes, e não Mendonça, que dispensa ou contorna a Procuradoria-Geral da República quando lhe é conveniente.
O que mais você precisa saber hoje
Orçamento. Governo infla projeções de PIB e arrecadação para fechar contas de 2027 no azul
Investigação. Zanin é sorteado relator de pedido para obrigar Alcolumbre a instalar CPI do Master
Código de Ética. Escândalo nos EUA com jatinhos fez Corte Suprema endurecer regras e pode ser exemplo para o STF
Pressão política. Caso Ed Sheeran mostra alcance da patrulha ideológica pró-Palestina
Exclusivo Gazeta
Um debate surpreendente. A pesquisadora Liana Graham participou de um debate sobre defesa da vida com uma rival de Charlie Kirk, conservador assassinado no ano passado. O resultado foi surpreendente e ela revela por quê nesse artigo exclusivo.
Para inspirar e alegrar
A maior cratera já descoberta. Uma descoberta da Nasa está ajudando cientistas a entender melhor a frequência e os efeitos dos impactos de rochas espaciais sobre a Lua. Confira os detalhes da maior cratera já descoberta no Sistema Solar.




