• Carregando...
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta do Congresso Nacional destinada à deliberação de vetos presidenciais a matérias aprovadas por senadores e deputados.
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta do Congresso Nacional destinada à deliberação de vetos presidenciais a matérias aprovadas por senadores e deputados.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Como já era esperado, o Congresso derrubou nesta quinta-feira (14) a maior parte dos vetos do presidente Lula ao projeto do marco temporal para demarcação de terras indígenas. Com isso, fica instituída a regra de que novas reservas só poderão ser demarcadas em áreas já ocupadas na data da promulgação da Constituição, em 1988. Veja como foi a articulação para a derrubada.

Desoneração da folha. Com apoio ainda maior, o Congresso também derrubou o veto ao projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia.

“Vai, Xandão”. Uma recepção festiva ao ministro Alexandre de Moraes no Palácio do Planalto sintetizou a aliança entre o governo Lula e o STF. Veja como isso foi consolidado.

Política, Economia e Mundo

“Jogo bruto” a favor de Dino. Após a aprovação de Flávio Dino para o STF, a avaliação é de que o governo “jogou bruto” e a direita cometeu erros. Saiba quem está cotado para ocupar a vaga de Dino no Ministério da Justiça.

Moro no olho do furacão. Em uma troca de mensagens durante a análise da indicação ao STF, Sergio Moro e seu suplente citam Deltan Dallagnol. Após críticas, o senador se manifestou.

Giro pelo mundo. O governo da Argentina anunciou um protocolo contra piquetes e bloqueios. Em reunião, os presidentes da Guiana e Venezuela se comprometeram a manter a paz.

Opinião da Gazeta

Dino no STF e a chance perdida pelos senadores. É preciso questionar como alguém com o perfil de Dino consegue o apoio da maioria dos senadores para integrar a mais importante corte do país. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Um senador autenticamente preocupado com o império da lei, com o devido processo legal e com a isenção do Poder Judiciário jamais teria como endossar alguém que, uma vez instalado na cadeira de ministro do STF, vai reforçar o caráter político da corte.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Segurança pública. Modelo de El Salvador: oposição quer misturar facções em presídios e banir tomadas para celulares

Minha Leitura. Quantos conteúdos da Gazeta você lê por mês? E os assuntos favoritos? Descubra

Minas Gerais. Privatização da Cemig fica estagnada enquanto Zema luta por regime de recuperação fiscal

Templo satânico. Estátua satanista em assembleia reabre debate sobre liberdade religiosa nos EUA

Colunas e artigos

Leis fracas, criminalidade em alta. Artigo de David Zimmermann mostra como o roubo organizado no varejo dos Estados Unidos está crescendo graças a leis fracas de combate ao crime.

Deltan Dallagnol diz que o partido mais poderoso do Brasil é o STF e isso vai piorar com Flávio Dino.

Lúcio Vaz revela que, em voos sigilosos de ministros do STF, seguranças e assessores gastam R$ 3,9 milhões.

Para inspirar e alegrar

Histórias reais do futebol e da música. Se você gosta de séries documentais, temos duas dicas para o fim de semana: “A Mão do Eurico” mostra a trajetória do dirigente que avacalhou o futebol brasileiro; já “John Lennon: Assassinato sem Julgamento” revela as últimas palavras do eterno beatle.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]