
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Após ser denunciado pela PGR, nesta terça-feira (8), por suspeita de desvio de emendas parlamentares durante seu mandato como deputado federal, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pediu demissão do cargo. Segundo ele, a medida foi tomada buscando "proteger o projeto de país que ajudou a construir e em que segue acreditando". Entenda a denúncia e saiba mais sobre a demissão.
Divisão da direita. Um racha inesperado está acontecendo na direita e tem como motivadores os projetos de lei que propõem a revogação da Lei de Alienação Parental. A discussão tem unido especialistas em Direito de Família, em defesa da manutenção da lei, mas expõe divisões na base conservadora do parlamento.
Esquerda enfraquecida. Edinho Silva, provável próximo presidente do PT, José Dirceu, Rui Falcão, Manuela d’Ávila e outros integrantes do PT têm relatado, em diferentes momentos, a dificuldade que a esquerda enfrenta em mobilizar pessoas a seu favor nas ruas.
Política, Economia e Mundo
Eleições 2026
Lula vem perdendo popularidade, inclusive em tradicionais redutos da esquerda como o Nordeste, enquanto João Campos, prefeito de Recife, já é colocado como favorito ao governo de Pernambuco. Isso tem feito com que Lula se aproxime de Campos e só neste ano, isso já aconteceu mais de uma vez.
Salas Lilás
Lançado por Lula em 25 de março, o Programa Nacional das Salas Lilás é destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência. Mas ele pode, na verdade, ser mais um passo na implementação silenciosa no país de um "abortoduto".
Comércio global
Trump impôs a última rodada de sua política tarifária, há menos de uma semana, e desde então, os países atingidos têm buscado formas de responder à medida. Veja como eles estão reagindo.
Opinião da Gazeta
Por que a anistia ganhou força. É certo que o clamor pela anistia foi intensificado após o início do julgamento da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos. A anistia, no entanto, não é apenas sobre Débora. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Se PGR e STF tivessem agido corretamente desde o início, ninguém estaria falando em anistia; o tema surge porque ela se tornou a única forma de consertar os abusos cometidos
O que mais você precisa saber hoje
Plenário da Câmara. Projeto que qualifica crimes contra agentes do Judiciário vai à sanção
Multa de R$ 20 mil. Decisão de Moraes “ataca” advocacia e garantias fundamentais, diz defesa de Filipe Martins
Derrota. Câmara da Argentina aprova comissão para investigar caso da cripto e mira gabinete de Milei
Anistia. Sóstenes diz que tem 205 assinaturas e poderá levar anistia ao plenário na próxima semana
Colunas e artigos
A urgência de cuidarmos da saúde mental das nossas meninas. O PL 329/2025 busca instituir a Política Nacional de Promoção de Fatores de Proteção da Saúde Mental de Meninas, e trata-se do reconhecimento institucional de que essa questão precisa ser abordada de forma estruturada e contínua. Leia o artigo da deputada federal Rosângela Moro, e de Maria Fernanda Resende, fundadora do Instituto Cactus
Fernando Jasper comenta uma recente fala de Lula em que ele diz que Trump tenta impor um protecionismo, algo que ele mesmo conhece muito bem.
Luiz Philippe de Orleans e Bragança avalia as ações dos EUA que estão impactando todo o mundo, inclusive nosso Judiciário.
Para inspirar e alegrar
Como cidade devastada pelo Estado Islâmico conseguiu se reerguer. A cidade iraquiana de Mossul foi palco de uma das batalhas mais destrutivas da década passada e ficou em escombros. Mas um projeto liderado pela Unesco e financiado por diferentes países, investiu mais de 140 milhões de euros em sua reconstrução.



