• Carregando...
Daniel Silveira
Deputado federal Daniel Silveira foi multado em R$ 405 mil por violação de medidas impostas pelo STF.| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) sofreu dois reveses nesta terça-feira (3). A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que mantenha o monitoramento eletrônico do parlamentar. Além disso, Moraes aplicou a ele uma multa de R$ 405 mil por violação das medidas impostas para substituir sua prisão. Veja os detalhes da decisão.

Imunidade parlamentar. A Segunda Turma do STF decidiu tornar réu o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) por injúria e difamação. Com isso, considerou que as ofensas proferidas por ele não estão protegidas pela imunidade parlamentar. Entenda a decisão.

Harmonia entre poderes. Ao encontrar-se com o presidente do STF, Luiz Fux, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu a harmonia entre os poderes. Com isso, o senador tenta elevar seu capital político e se reafirmar como protagonista. Saiba mais.

Política, Economia e Utilidade pública

Juros em disparada. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central define nesta quarta-feira (4) a nova taxa básica de juros. E a tendência é de mais uma alta, o que deve acontecer também nos Estados Unidos. Entenda o porquê.

Eleições 2022. O Solidariedade, partido do deputado federal Paulinho da Força, oficializou apoio à chapa Lula-Alckmin para disputa da Presidência. As articulações do petista e de Jair Bolsonaro podem isolar definitivamente a terceira via.

Aborto nos EUA. Um rascunho indica que a Suprema Corte dos Estados Unidos deve derrubar a decisão de 1973 que autorizou o aborto em determinadas situações. O presidente Joe Biden prometeu uma “resposta”, enquanto mais da metade dos estados americanos aguarda a decisão.

Opinião da Gazeta  

História em defesa da vida. A Suprema Corte norte-americana está prestes a tomar uma decisão histórica em defesa da vida, caso os rumores que tomaram conta dos Estados Unidos se confirmem. Roe v. Wade, o julgamento de 1973 que legalizou o aborto em todo o país, deve ser derrubado. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Trata-se de um texto memorável e histórico, por sua decidida rejeição ao ativismo judicial, por alertar sobre os riscos de decisões judiciais tomadas com bases frágeis, e por sua defesa da segurança jurídica ao mesmo tempo em que afirma que os erros da Suprema Corte, quando constatados, podem e devem ser revertidos.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Educação. Simpósio de Química abandona a disciplina para tratar de feminismo, LGBTs e “resistência”

Esquerdismo no Chile. Cada vez mais impopular, Boric aposta em medidas econômicas para melhorar imagem

Vale do Silício. No Twitter, 98,7% para democratas, 1,3% a republicanos: os motivos do viés esquerdista das Big Techs

Impacto no desenvolvimento. Noventa e nove por cento das crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos usam redes sociais

Colunas e artigos

Netflix em alerta. A perda de 200 mil assinantes no primeiro trimestre e a previsão de mais 2,5 milhões no segundo colocaram a Netflix em alerta. Poderá a empresa de streaming resistir a esse duro golpe? É o que analisa o artigo de José Maria Aresté.

Thaméa Danelon diz por que o Comitê da ONU foi injusto no caso Lula versus Lava Jato.

Paulo Uebel explica por que a reforma administrativa é a reforma de todos e para todos.

Para inspirar

Entre as melhores universidades do mundo. Um ranking elaborado pelo Center for World University Rankings (CWUR) colocou cinco universidades do estado do Paraná entre as melhores do mundo. Saiba quais são elas e o que foi determinante para esse resultado. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]