Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Grupo investigava “atos antidemocráticos”

Moraes e Dino votam por condenar Bolsonaro. Monark retorna ao Brasil. Nepal vive caos após censura

“Alguém acredita que o Mickey vai mudar o julgamento do Supremo?”, diz Dino ao ironizar sanções contra Moraes.
Julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete réus na Primeira Turma do STF. (Foto: Luiz Silveira/STF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

No quarto dia do julgamento da suposta tentativa de golpe, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram por condenar Jair Bolsonaro e os outros sete réus. Durante a sessão, Moraes rebateu ponto a ponto a defesa do ex-presidente, enquanto Dino defendeu o STF. Veja como foram os votos.

Embates no STF. Luiz Fux já sinalizou que irá discordar do voto do relator. Isso alimenta a expectativa de novos embates entre Moraes e o flanco minoritário do STF.

Pedido de vista. O que acontece caso Fux peça vista no julgamento? A gente explica.

Absolvição é possível? Com dois votos pela condenação, ainda é possível que Bolsonaro seja absolvido? Veja o que dizem advogados e aliados.

Opinião da Gazeta

O tamanho da suprema máquina de censura. O volume desconhecido de cidadãos calados por determinação do STF materializa o estado de coisas absurdo que vive o Brasil. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Quantas pessoas o Supremo mandou calar? Esta é uma pergunta que não pode continuar a ser varrida para debaixo de um tapete; ela precisa começar a ser feita por todos nós: brasileiros famosos e anônimos, formadores de opinião, entidades da sociedade civil organizada, críticos e apoiadores do Supremo.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Mundo

Investigação pelo WhatsApp. Um grupo de Whatsapp reunia servidores do TSE e da Polícia Federal para investigar os chamados “atos antidemocráticos”. A revelação foi feita por Eduardo Tagliaferro.

A volta de Monark. Alvo de inquéritos no STF, o influenciador Monark voltou ao Brasil após quase dois anos. Em entrevista à Gazeta, ele conta por que decidiu retornar e revela gastos milionários com a Justiça.

Giro pelo mundo. A tentativa do governo comunista do Nepal de controlar as redes sociais levou o país ao caos. A Rússia voltou a intensificar os ataques à Ucrânia, reduzindo as chances de um acordo de paz.

O que mais você precisa saber hoje

Estados Unidos. Questionada sobre o Brasil, porta-voz diz que Trump pode usar poder militar para proteger liberdade de expressão

Confusão. Estudantes expulsam Jeffrey Chiquini e Guilherme Kilter da UFPR

Diálogo e articulação política. Moro tenta atrair aliados de Ratinho Junior para fortalecer projeto ao governo em 2026

Infiltração do crime. Megaoperação contra PCC coloca na mira terminal de Paranaguá leiloado em meio a contestações

Colunas e artigos

O novo alvo dos ativistas pró-Palestina. Ativistas pró-Palestina encontraram um novo alvo: a Microsoft. Artigo de Stu Smith detalha como esses radicais estão agindo.

Jocelaine Santos mostra que o cala a boca não morreu: foi institucionalizado pelo STF.

Lorenzo Carrasco fala da Moratória da Soja e o Brasil na teia das “finanças verdes”.

Para inspirar e alegrar

Verdades para mudar sua visão. Empresário e economista, Sahil Bloom tem um conceito mais amplo de prosperidade. Aqui, ele aponta seis verdades que mudam sua visão sobre família, amigos, trabalho e solidão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.