Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: O que Gilmar Mendes tem a ver com a CBF

Moraes ouve ex-comandante do Exército. Centrão articula contra direita. Governo proíbe cursos em EAD

Ex-comandante do Exército Freire Gomes
Ex-comandante do Exército Freire Gomes (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil / Arquivo)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército durante o governo de Jair Bolsonaro, prestou depoimento na Primeira Turma do STF sobre a suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022. O militar disse que o ex-presidente “concordou” quando ouviu o alerta de que a corporação não iria tentar interferir no resultado do pleito. Veja como foi o depoimento.

Momentos de tensão. A audiência teve momentos tensos, como quando o ministro Alexandre de Moraes disse a um advogado que não permitiria “fazer circo aqui no meu tribunal”.

Centrão mira direita. Com o apoio de Michel Temer, partidos do Centrão articulam uma candidatura de terceira via para as eleições de 2026. Um dos objetivos é enfraquecer a direita conservadora.

Política, Economia e Mundo

Gilmar Mendes e as mudanças na CBF. Em poucos dias, uma reviravolta jurídica mudou a presidência da CBF, entidade que comanda o futebol brasileiro. Um personagem central nesse enredo é o ministro Gilmar Mendes, do STF.

Mudanças no ensino a distância. O Ministério da Educação anunciou mudanças no ensino de graduação a distância. Entre elas, a proibição de que alguns cursos funcionem nessa modalidade.

Giro pelo mundo. A perseguição à Igreja cresce em alguns países e coloca cardeais em perigo. Três eleições realizadas na Europa no último final de semana evidenciam o avanço da direita nacionalista.

Opinião da Gazeta

A cegueira do lulopetismo na economia. Para alcançar seus objetivos, o governo Lula sustenta que precisa gastar cada vez mais, mesmo que isso leve ao caos na economia. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Quando a ignorância técnica é seguida por ineficiência e fraudes, tem-se a combinação perfeita do que é uma gestão desastrada, causadora da pobreza que deveria combater.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Comércio exterior. Brasil pode perder R$ 1,5 bilhão por mês com crise da gripe aviária

Ritmo do Legislativo. Sob gestão Motta, Câmara fica esvaziada e pautas da oposição e governo não avançam

Bolsa de Valores. Como Tarcísio pretende fazer do túnel Santos-Guarujá o principal leilão de 2025

Ex-diretora no governo Bolsonaro. Quem é a “xerifa” nomeada por Lula para tentar barrar fraudes do INSS

Colunas e artigos

Uma resposta ao alarmismo climático. Jovens estão desistindo de ter filhos por causa do alarmismo climático. Em artigo, a cientista Hannah Ritchie propõe a suspensão desse pessimismo e um olhar mais atento.

Paulo Polzonoff Jr. pergunta: você já fez o Pix para o Bolsonaro hoje?

Luiz Philippe de Orleans e Bragança mostra quais são os cinco blocos políticos do século 21.

Para inspirar e alegrar

Uma nova esperança contra o Parkinson. Um novo tratamento com o uso de inteligência artificial oferece uma esperança no tratamento do Parkinson. Os resultados apresentados até agora são surpreendentes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.