Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: O jogo sujo do petismo

Moraes põe ética médica em xeque. Master reacende debate sobre blindagem do STF. EUA prometem resposta ao Irã

Moraes anula sindicância do CFM sobre Bolsonaro e manda PF apurar “conduta ilegal”
Moraes decidiu que o presidente do CFM deverá explicar a "conduta ilegal" da entidade em um depoimento à PF. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender a sindicância aberta pelo Conselho Federal de Medicina para apurar a assistência médica prestada ao ex-presidente Jair Bolsonaro não apenas interfere na atuação do órgão, como põe fiscalizações legítimas em risco. A intervenção de Moraes dificulta o esclarecimento dos fatos, no caso específico, mas também fragiliza o sistema de controle ético ao abrir margem para que decisões judiciais impeçam medidas semelhantes no futuro.

Entenda as consequências da interferência de Moraes no CFM.

Ainda sobre Alexandre de Moraes, o ministro assumiu a presidência interina do STF durante o recesso e conduzirá as decisões urgentes até o fim deste mês. No posto, ele instaurou inquérito para investigar vazamento de dados de familiares e ministros do Supremo. Seria uma violação de sigilo fiscal, supostamente praticada por servidores da Receita Federal e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf.

O inquérito foi instaurado em meio a reportagens que citaram dados financeiros de magistrados e pessoas próximas (como detalhes de contratos da esposa de Moraes, a advogada Viviane Barci de Moraes, com o Banco Master).

Ouça como o Caso Master reacende debate sobre blindagem de ministros do STF.

Opinião da Gazeta

O jogo sujo do petismo. Em 8 de janeiro, o presidente Lula cumpriu uma promessa feita no mês anterior: vetou integralmente o projeto de lei da dosimetria, aprovado pelo Congresso Nacional. Em 18 de dezembro, um dia depois de o Senado aprovar o texto e enviá-lo para sanção presidencial, Lula falou sobre o assunto em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

“O Congresso tem o direito de fazer as coisas, eu tenho o meu direito de vetar, depois eles têm o direito de derrubar o meu veto ou não. É assim que é o jogo”, afirmou. De fato, é assim mesmo que o jogo funciona. Mas quem disse que o petismo joga limpo? Na versão petista do “jogo”, mais cedo ou mais tarde o juiz é convocado para jogar junto.

Sempre que o PT e a esquerda perdem no Congresso em assuntos que consideram importantes, buscam o “tapetão” do STF para reverter o resultado

Leia o editorial na íntegra.

Política, economia e mundo

A engrenagem da fraude. Como o Banco Master gerou um rombo bilionário: fraude inédita, em tempo recorde, expõe falhas regulatórias e interesses políticos.

Sobretaxa de 25%. O Brasil corre o risco de ser punido pelos Estados Unidos por causa das relações comerciais com o Irã. O país é o 11º maior comprador do agro brasileiro. Dentre os principais produtos que podem ser taxados estão petróleo, ferro e aço, carne, café e suco de laranja.

Giro pelo mundo. Donald Trump freou o diálogo com Irã nesta terça-feira (13) e incentivou a “tomada das instituições” em meio aos protestos contra o regime. Dados oficial apontam que o número de mortos pode passar dos dois mil. Após a confirmação de que manifestantes já foram condenados, Washington prometeu "resposta forte" caso haja execuções.

O que mais você precisa saber hoje

Navio-hospital. Embarcação chinesa atraca no RJ e Conselho de Medicina pede explicações sobre serviços prestados.

"Risco de fuga". Chiquini manda pedido de prisão preventiva de Lulinha ao STF.

Próximo ao Planalto. Lula escolhe advogado-geral da Petrobras como Ministro da Justiça.

Vácuo normativo. Lobby avança sem regulamentação no Brasil e expõe influências no Congresso.

Artigos e colunas

Ocidente versus não-Ocidente. "Em grande parte do Ocidente contemporâneo, a descolonização tornou-se uma teologia política — e, para alguns, uma autorização para a violência revolucionária". A lógica terceiro-mundista dos militantes anti-Israel e anti-EUA é o tema o artigo da pesquisadora Zineb Riboua.

José Fucs. A revolução feminina no Irã e o silêncio das feministas.

Lorenzo Carrasco. Mais um golpe de Trump na agenda ambientalista-woke.

Para inspirar e alegrar

Revolução na Medicina. Cientistas brasileiros demonstraram que exames de sangue podem detectar precocemente o Alzheimer. Conheça mais sobre o estudo, que aponta até 90% de precisão nos diagnósticos da doença.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.