• Carregando...
sergio moro
Sergio Moro afirma estar “pronto para liderar”.| Foto: Danilo Martins/Podemos

A candidatura do ex-juiz Sergio Moro à Presidência da República em 2022 está se consolidando. Durante entrevista a um programa de televisão, ele se posicionou como postulante ao cargo, afirmou estar preparado e “pronto para liderar esse projeto”. A candidatura se mostra tão certa que Moro já anunciou até um dos nomes que devem compor sua equipe de governo. De acordo com ele, o ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore será o responsável pela área econômica. Veja o que mais disse o ex-juiz.

Bolsonaro no PL. Após algumas turbulências durante o último fim de semana, a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL parece ter entrado nos trilhos novamente. O presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, recebeu “carta branca” dos filiados para negociar a filiação.

Desafios. De acordo com as últimas pesquisas, Sergio Moro tem 10% das intenções de voto para a presidência. Por isso, terá importantes desafios para alavancar sua candidatura. Isabella Mayer de Moura destaca quatro deles.

Política, Economia e Utilidade pública

Projeções econômicas. O governo federal divulgou as projeções para a economia em 2021 e 2022, e elas são menos otimistas do que as anteriores. A expectativa é de crescimento econômico um pouco menor e inflação mais alta. Confira os números.

PEC dos precatórios. Um grupo de senadores apresentou uma emenda para substituir a PEC dos precatórios. A proposta faz vários ajustes e pretende acabar com as emendas de relator. E veja o que se sabe até agora sobre a ideia de usar a PEC para reajustar os salários de servidores.

Sem risco de apagão. Uma boa notícia no campo da energia elétrica. O excesso de chuvas amenizou a crise hídrica e reduziu as chances de um apagão ou racionamento de energia. Mas não é só o Brasil que enfrenta uma crise energética. Entenda os diferentes problemas que afetam os países.

Giro pelo mundo. Jacob Chansley, o homem que participou da invasão ao Capitólio dos Estados Unidos fantasiado de bisão, foi condenado a 41 meses de prisão. Ainda nos EUA, as mortes por overdose registradas no período de um ano atingiram um número recorde.

Nossa visão  

Reajuste dos servidores. A matemática é ciência exata, mas nas mãos da classe política ela ganha contornos muito mais difusos, para não dizer surrealistas. Um exemplo é a ideia de que está “sobrando” espaço nos cofres públicos para mais gastos do governo, ou ao menos que vai “sobrar” algo depois da aprovação da PEC dos Precatórios. E essa “sobra” poderia bancar o reajuste dos servidores. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

Como jogada política, o aumento ofereceria um afago a uma classe que Bolsonaro jamais ousa contrariar e poderia amenizar as resistências de senadores contrários à PEC, mas que também são ligados ao funcionalismo – tudo isso em ano eleitoral. Como medida econômica, no entanto, seria um desastre, a começar pelo fato de que parte da “sobra” no teto em caso de aprovação da PEC dos Precatórios já está empenhada.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Avaliação. Bolsonaro diz que Enem era ativismo político com o PT e nega ter visto as provas

STF. Lewandowski autoriza investigação contra Bia Kicis por post com “blackface” de Moro e Mandetta

Eleições 2022. Deltan está inelegível? Entenda o debate sobre a possível candidatura do ex-Lava Jato

12 anos. EUA: rede de ensino é processada por tratar menina como menino sem a permissão dos pais

Colunas e artigos

Vacinada por engano. Em nenhum lugar do mundo vacinas contra a Covid estão liberadas para bebês. Imagine então o drama de quem teve a filha pequena vacinada por engano. É o caso de Lucas Storani, que relatou o episódio à nossa colunista Cristina Graeml.

Paulo Polzonoff comenta a declaração do ministro Dias Toffoli que comprova: o STF usurpou o poder do semipresidente Bolsonaro.

Daniel Lopez conta quem é o último pupilo de Karl Marx na Europa.

Para inspirar

Preparação para a aposentadoria. Chegar à tão sonhada aposentadoria pode ser um alívio para muitas pessoas. Mas, se para muitos que planejam essa etapa da vida o maior desafio é financeiro, há um outro aspecto bem importante: o emocional. Entenda por que preparar a mente também é fundamental. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]